Buscar

aonde e onde... diferença?

💡 6 Respostas

User badge image

Natalia Oliveira

Onde e aonde são palavras que indicam lugar, entretanto, é preciso entender algumas particularidades. Acompanhe:

1 - Onde: pode ser pronome relativo (quando introduz uma oração subordinada adjetiva) ou advérbio interrogativo (frases interrogativas). Em ambos os casos, indica localização. Entretanto, quando for pronome relativo, poderá ser substituído por “em que”, o que não acontece quando é um advérbio. Além disso, quando for pronome relativo, fará parte de um período composto, ou seja, terá pelo menos duas orações, já que as orações adjetivas compõem um dos tipos do período composto por subordinação;

2 - A função sintática do relativo “onde” é sempre de adjunto adverbial de lugar, portanto, muito cuidado com o uso indiscriminado dessa palavra. É um absurdo, mas ela é tida como “coringa” para muitos, quando não se sabe que relativo utilizar, eis que surge a “palavrinha mágica”, como se essa possuísse múltiplas funções. Cuidado! Atente para isso, sua função é de adjunto adverbial de lugar, portanto, só deve ser utilizada nesse caso;

3 -  Os verbos que devem ser utilizados ao lado da palavra “onde” ou no contexto em que esse termo aparece são os que indicam estado ou permanência. Veja alguns exemplos:

  • Não sei onde estou.
  • Moro na rua onde fica o SAMU.
  • Onde coloquei o celular?

 

4 - Aonde é um advérbio, entretanto não deve ser utilizado quando a ideia for de lugar, no sentido de localização, mas quando transmitir a ideia de movimento.  Portanto, preste atenção aos verbos, pois os que indicam movimento, tais como: ir, chegar, dirigir, entre outros, pedem o uso de “aonde”.

A gramática normativa orienta o uso de “onde” e de “aonde” conforme descrito acima, entretanto, na linguagem coloquial, não há essa preocupação e essas palavras são usadas na maioria das vezes como sinônimas.  A seguir, acompanhe três estrofes da música “Onde você mora” cantada pelo grupo Cidade Negra e perceba como o advérbio foi utilizado.

“Cê vai chegar em casa
Eu quero abrir a porta
Aonde você mora?
Aonde você foi morar?
Aonde foi?

Não quero estar de fora
Aonde está você?
Eu tive que ir embora
Mesmo querendo ficar
Agora eu sei

0
Dislike0
User badge image

Eduardo Costa

Diferença entre “onde” e “aonde”

Diferença entre “onde” e “aonde”



Onde = que lugar, em que lugar, qual lugar.Indica permanência, uma ideia estática, o local em que se encontra ou ocorre algo. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam estado ou permanência.


Exemplos:


Onde você está?

Alguém sabe onde fica o MASP?

João estava perdido, não sabia onde deixar o documento.

De onde você está teclando?

Não sei onde ele estava e nem perguntei.

Afinal, onde você mora?


Na tirinha abaixo, Calvin usa corretamente a palavra "onde":



www.veredasdalingua.blogspot.com.br


Aonde = a que lugar, para onde. É a junção da preposição “a” + onde. Dá a ideia de deslocação. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam movimento como ir, chegar, retornar, voltar e outros.


Exemplos:


Aonde você vai a essa hora?

Aonde nos levará esse trem?

João ficou perdido, simplesmente não sabia aonde ir.

Faz dois anos que saiu de Minas, aonde deverá retornar no próximo semestre.

Não sei aonde você quer chegar com essas atitudes.

Há lugares aonde não se deve ir só.


É importante frisar que a palavra “onde” dá a ideia de lugar. Muitas vezes ela é usada erroneamente em lugar de “em que”, “na qual”.


Ex: Há momentos onde me sinto perdido.


Nesse caso, a forma correta é “Há momentos em que me sinto perdido”, pois não há a ideia de lugar físico.


Na linguagem coloquial é comum verificarmos o uso das duas formas de forma indiscriminada, porém na norma culta há de se ter a devida atenção.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os advérbios expressam circunstâncias, como modo, lugar, tempo, quantidade, afirmação, dúvida, etc., respondendo a perguntas como quando? , Onde? , Como? De que maneira? , entre outras. Essa função é chamada de função adverbial e pode ser realizada por palavras isoladas (advérbios) ou por grupos de duas ou mais palavras (frases adverbiais).

Onde = que lugar, em que lugar, qual lugar. é utilizado para indicar permanência, uma ideia estática, o local em que se encontra ou ocorre algo.

Aonde = a que lugar, para onde. É definida como a junção da preposição “a” + onde. Dá um tipo de ideia de deslocação. Vem na maioria dos casos junto de verbos que costumam indicar movimento como ir, chegar, retornar, voltar e outros.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais