Buscar

A Lei Federal nº 12.651\/2012, conhecida como Código Florestal, estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, Áreas de Preservação

A Lei Federal nº 12.651\/2012, conhecida como Código Florestal, estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, Áreas de Preservação Permanente e as Áreas de Reserva Legal, a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, bem como prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. Assim, nesta lei, a Área de Preservação Permanente - APP é definida como a área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O Código Florestal Brasileiro foi criado através da Lei nº 4.771, em 15 de setembro do ano 1965. O Código estabelece limites para o uso do imóvel, que deve ser cumprido com relação à vegetação existente na terra, e que é considerado de interesse comum para todos os habitantes do Brasil.

O primeiro Código Florestal brasileiro foi criado através do Decreto nº 23793 e após isso foi revogado através da Lei 4.771 / 65, que define o atual Código Florestal.

O texto do novo código foi duramente criticado pelo geógrafo de Aziz Ab'Saber, da Universidade de São Paulo, pois ele não considerava o zoneamento físico e ecológico de todo o país, deixando de lado a importância da diversidade de paisagens naturais no Brasil.

0
Dislike0
User badge image

Jessica Keisy

No texto evidência os princípios constitucionais quando estabelece proteção, participação e direitos dos usuários dos serviços públicos da administração direita. Os usuários são protegidos pelo princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade. Não podendo ser prejudicados tendo o pedido de um direito indeferido de forma indevida em inconformidade com a lei. A proteção também é exercida no dever do agente público ao passar informações e orientações de forma clara e com linguagem apropriada, para que o usuário esteja ciente dos procedimentos necessários para ter seus direito garantido. O princípio da publicidade dá ao usuário conhecimento e participação dos documentos públicos, validados na publicação do diário oficial. Esses documentos são sigilosas somente em casos que coloca em risco a segurança os dados pessoais. Os usuários também podem se manifestar, sobre qualquer situação, nos meios de comunicação dos órgão públicos. Os direitos dos usuários são inúmeras, desde um acesso facilitado ao serviço e uma boa estrutura para o atendimento, tendo adequação para o grupo que tem prioridade, sejam os idosos, os deficientes, as gestantes, entre outros que necessitam de cuidados diferenciados.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais