Buscar

5)A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394\/96) estabelece os princípios da gestão democrática em seu artigo 14, que afirma:[...] os

5) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394\/96) estabelece os princípios da gestão democrática em seu artigo 14, que afirma: [...] os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I- participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II- participação da comunidade escolar local em seus conselhos escolares equivalentes. Sobre a participação da comunidade escolar, na perspectiva da gestão democrática, analise as afirmações a seguir: I – A gestão democrática não envolve somente profissionais da educação, mas também a comunidade. PORQUE III – A gestão democrática ocorre a partir do momento em que todos os setores da escola participam efetivamente, através da elaboração de projetos pedagógicos ou por outras formas de participação. Assinale a alternativa que apresenta a análise correta das afirmações: Alternativas: a) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa. b) A afirmação I é falsa e a II é verdadeira. c) As afirmações I e II são verdadeiras e a II não é a justificativa correta da I. d) As afirmações I e II são falsas. e) As afirmações I e II são verdadeiras e a II é a justificativa correta da I.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A LDB é a sigla da “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira” e nada mais é que a Lei 9394 de 1996 que regula o sistema educacional brasileiro da educação básica ao ensino superior, tanto no âmbito público quanto no âmbito privado.

Logo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) é a legislação que regulamenta o sistema educacional do Brasil, da educação básica ao ensino superior e, além de afirmar o direito à educação, a LDB estabelece os princípios desta e os deveres do Estado em relação a mesma, bem como aborda temas referentes aos recursos financeiros e a formação dos profissionais da educação.

Nesse contexto, a Gestão Democrática está estabelecida na gestão de ações e processos que possuem como intuito a participação social, ou seja, a interação com a comunidade escolar que, por sua vez, é constituída por professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários.

Portanto, ambas as asserções são verdadeiras mas a II não justifica a I e, por essa razão, a alternativa c) deve ser assinalada.

1
Dislike0
User badge image

Mariluce Nicolau

O profissional da educação terá formação básica sólida.
Aproveitar se-ao experiências anteriores, por meio das quais o profissional ampliou a sua formação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais