Buscar

explique Res extensa; RÉS cogitans; ideias inatas; argumentos dos sonhos; argumentos dos gênios malignos

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A filosofia de Descartes começa com o estabelecimento de quatro tipos de dúvidas céticas: o argumento dos sentidos, do sonhos do Deus enganador e do gênio maligno. Isto porque Descartes queria afastar sua mente dos erros e atingir alguma verdade que pudesse ser imune as dúvidas.

O argumento dos sonhos questiona como posso saber se estou dormindo ou sonhando sendo que muitas vezes penso que estou acordado, mas na verdade estou sonhando. O argumento do Deus enganador propõem que taçvez eu tenha sido criado por um Deus que fez com que eu sempre estivesse errado, até quando acho que estou certo. O argumento do gênio maligno é a hipótese de que há uma entidade poderosa que faz com que eu erre sempre.

A res cogitans é figura na filosofia cartesiana como a parte intelectual, que pensa, já a res extensa é a extensão material, chamada de coisa corpórea. Por meio da distinção feita por Descartes entre corpo e alma, estas coisas ficam distintas e são conhecidas de modos diferentes. Por fim, as ideias inatas são aquelas ideias que Descartes entende que já nascemos com elas: que eu existo, que sou uma coisa pensante, que Deus existe, etc.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais