Buscar

A Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949 continua em vigor, uma vez que não colide com a CF. Ela foi criada para regulamentar o preceito contido no art.

Questão 3/10 - Direito e Legislação Aplicada

A Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949 continua em vigor, uma vez que não colide com a CF. Ela foi criada para regulamentar o preceito contido no art. 157, inciso VI, da constituição de 1946.

Para fazer jus à remuneração do dia de repouso, afirma a lei (art. 6º) que:

 

A

o empregado deve ter cumprido 50% do seu horário de trabalho na semana anterior. Os atrasos e as faltas justificadas mantêm o direito.

 

B

o empregado deve ter cumprido 80% do seu horário de trabalho na semana anterior. Os atrasos e as faltas justificadas descartam o direito.

 

C

o empregado deve ter cumprido 90% do seu horário de trabalho na semana anterior. Os atrasos e as faltas justificadas mantêm o direito.

 

D

o empregado deve ter cumprido integralmente o seu horário de trabalho na semana anterior. Os atrasos e as faltas justificadas mantêm o direito.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Art. 1.º Todo empregado sem exceção alguma possui direito a ter descanso remunerado, num dia de cada semana, perfeitamente aos domingos, nos feriados civis e nos religiosos, de acordo com a tradição local, a não ser as exceções previstas neste Regulamento.

Art. 2.º As disposições do presente Regulamento são extensivas:

  1. aos trabalhadores rurais, salvo os que trabalhem em regime de parceria agrícola, meação ou forma semelhante de participação na produção;
  2. aos trabalhadores que, sob fôrma autônoma, trabalhem agrupados, por intermédio de sindicato, caixa portuária ou entidade congênere, tais como estivadores, conservadores, conferentes e assemelhados;
  3. aos trabalhadores das entidades autárquicas, dos serviços industriais da União, dos Estados, dos Municípios e dos Territórios, e das empresas por estes administradas ou incorporadas, desde que não estejam sujeitos ao regime dos funcionários ou extranumerários ou não tenham regime próprio de proteção ao trabalho, que lhes assegure situação análogas à daqueles servidores públicos.
Art. 3.º Esse regulamento não se aplica nos seguintes casos:
  1. aos empregados do lar, que realizam serviço de natureza não econômica a pessoa ou a família, no âmbito residencial destas;
  2. aos funcionários públicos, assim como aos respectivos extranumerários, em serviço nas próprias repartições.
Parágrafo único. O descanso remunerado será obrigatório nos dias feriados locais, até o máximo de sete, desde que declarados como tais por lei municipal, sendo assim, cabendo à autoridade regional competente fazer a expedição dos atos necessários à observância do repouso remunerado nesses dias.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais