Buscar

O meio ambiente é, sem dúvidas, o grande patrimônio da humanidade. As normas do Direito Ambiental são determinadas pela Constituição Federal de 1988

Questão 7/10 - Direito e Legislação Aplicada

O meio ambiente é, sem dúvidas, o grande patrimônio da humanidade. As normas do Direito Ambiental são determinadas pela Constituição Federal de 1988, bem como pela legislação infracional, especialmente pela Lei n.6.938, de 31 de agosto de 1981, que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), por meio de princípios e regras.

(Direito Aplicado/Débora Veneral, Silvano Alves Alcantara. -Curitiba: InterSaberes, 2014, capítulo IX).

 

Considerando os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, e assinale a alternativa correta sobre o Princípio da Precaução.

 

A

Este princípio, deve ser trazido à tona nas situações de incerteza científica quanto aos prejuízos ambientais que determinado empreendimento venha a proporcionar.

 

B

Este princípio, deve ser aplicado no sentido de se evitar a efetivação de danos ao meio ambiente que sejam conhecidos ou cujos resultados sejam conhecidos. Trata-se, assim, de uma medida de antecipação, para que problemas ambientais sejam solucionados em sua origem.

 

C

Este princípio, entende que, por meio de uma compensação ambiental, antecipa-se a cobrança por danos ambientais, pois o valor arrecadado é utilizado para investir na redução ou mitigação dos danos prováveis ao meio ambiente.

 

D

Este princípio, determina que quem explora o meio ambiente deve responder pela emissão de dejetos ou qualquer outro material prejudicial à natureza. Se caracterizado o dano ambiental, ele será punido na forma da lei, podendo até ser proibido de realizar a atividade para a qual já possua autorização.

 

E

Este princípio, entende que, como o desenvolvimento é necessário e obrigatório para se atender às necessidades das gerações futuras. Assim, as atividades humanas devem ser pautadas por esse prisma.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O princípio da precaução ou princípio da precaução é um conceito que apóia a adoção de medidas de proteção contra as suspeitas bem fundamentadas de que certos produtos ou tecnologias criam um sério risco à saúde pública ou ao meio ambiente, mas ainda sem evidência científica.

Por resolução do Conselho Europeu de Dezembro de 2000, em Nice, os Estados membros da União Europeia especificaram o princípio da precaução. Quando uma avaliação multidisciplinar, contraditória, independente e transparente, realizada com base nos dados disponíveis, não permite concluir com certeza sobre um determinado nível de risco, as medidas de gestão de risco devem ser tomadas com base numa avaliação política que determina o nível de proteção pretendido.

Tais medidas devem, quando a eleição for possível, representar as soluções menos restritivas para as trocas comerciais, respeitar o princípio da proporcionalidade.levando em conta os riscos de curto e longo prazo, e finalmente ser reexaminado freqüentemente de acordo com a evolução do conhecimento científico. Por último, o Conselho Europeu sublinhou a importância da consulta e da informação para a sociedade civil.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais