Buscar

São excludentes de culpabilidade:

💡 4 Respostas

User badge image

Sarah Lopes

inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa

1
Dislike0
User badge image

Giulia Eugenio

Excludente de culpabilidade é a circunstância que afasta a culpa (em sentido lato, amplo) daquele que realizou o ato. Com isso, deixa de estar caracterizado o delito e deixa de ser cabível sanção. É importante não confundir esse conceito de “culpabilidade” com aquele que estudamos ao diferenciar dolo e culpa.

gundo a lei penal brasileira, a culpabilidade é composta por três elementos: imputabilidade, potencial consciência da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa. Em contrapartida, as excludentes de culpabilidade correspondem à ausência de cada um desses elementos – ou seja, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa.

A inimputabilidade ocorre quando o sujeito apresenta doença, desenvolvimento incompleto ou retardo mental; estado de embriaguez completa, desde que por razão fortuita ou força maior; ou, ainda, em caso de menoridade penal. É interessante notar a sutileza do Direito, já que a embriaguez não pode ser excludente de culpabilidade se for propositalmente causada pelo sujeito.

A ausência de potencial consciência da ilicitude ocorre quando há erro, isto é, falsa percepção da realidade, seja em relação ao comportamento ou ao próprio ilícito.

Entretanto, nem todo erro é excludente de culpabilidade. Existem também os chamados erros inescusáveis. Nesse ponto, vale lembrar do que determina a LINDB, no artigo 3º: ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. O Código Penal também prescreve, no artigo 21, que “o desconhecimento da lei é inescusável”.

Finalmente, a inexigibilidade de conduta diversa ocorre quando, dadas as circunstâncias do caso concreto, não seria possível demandar que o sujeito não tivesse praticado o ato. É o caso de sujeito que está sofrendo coação moral irresistível ou, ainda, que está submetido a obediência hierárquica.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Excludente de culpabilidade pode ser entendida como sendo a circunstância que distancia determinada culpa (em sentido amplo da palavra) daquele indivíduo realizador do ato. Assim sendo, deixa de se caracterizar o crime como sendo delito e, portanto, deixa de ser cabível sanção.

De acordo com a lei penal brasileira, a culpabilidade é composta por três elementos, a saber: imputabilidade, potencial consciência da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa. Por outro lado, as excludentes de culpabilidade dizem respeito à ausência de cada uma dessas considerações – isto é, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais