Buscar

Por qual motivo o veto é expresso motivado e superável​

💡 4 Respostas

User badge image

Vitor Galvão

O veto é expresso porque a não amnifestação do Presidente da República no prazo constitucional (art. 66, §3º, da Constituição) acarreta a "sanção tácita", ou seja, para que o Chefe do Executivo vete um projeto de lei, ele precisa fazê-lo expressamente, sua inércia leva à consequência oposta: a sanção. 

O veto é motivado, porque a Constituição Federal impõe ao Presidente da República apenas dois motivos lícitos para o veto de um projeto de lei: inconstitucionalidade ou contrariedade ao interesse público (art. 66, §1º, da Constituição). Portanto, todo veto presidencial será justificado em um desses dois motivos e, para tanto, precisará de uma motivação adequada. O próprio dispositivo constitucional mencionado estabelece que o Chefe do Executivo deve comunicar dentro de 48h ao Presidente do Senado os motivos do veto, residindo aí a regra expressa de motivação obrigatória.  

O veto é superável em virtude da regra constante do §4º, do art. 66, da Constituição, que prevê: " § 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores.". Isso quer dizer que o veto não é o fim de um projeto de lei, pois o Congresso Nacional, em sessão unicameral, por maioria absoluta dos votos, pode derrubar o veto - superá-lo - e dar novo fôlego ao projeto de lei que seguirá normalmente para a promulgação (§5º). 

Dessa forma, pela redação dos parágrafos do art. 66 da Constituição Federal, percebe-se claramente que o veto é expresso (§3º), motivado (§1º) e superável (§4º). 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Vamos entender cada um destes termos.

Veto é o nome dado ao termo que expressa a discordância do Presidente da República em relação a algum projeto de lei que já foi aprovado pelo Congresso Nacional, por entender que o mesmo é inconstitucional ou vai de encontro ao interesse público.

Deste modo, algumas das características do veto:

  • irretratável: quando os motivos do veto, quando expressos ao Parlamento, não há possibilidade de retrocesso.
  • expresso: um atributo inerente a todos os vetos, pois trata-se do prazo de 15 dias úteis para que o Presidente retrate o fato.
  • de forma total ou parcial: sendo parcial, o texto deve alcançar o texto integral do artigo.
  • - superável: as Casas do Congresso em união, dispõem de 30 dias para apreciar as razões do veto, podendo até rejeitá-lo, por meio de voto secreto.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais