Buscar

Com relação à organização dos poderes do Estado brasileiro de acordo a constituição de 1946, é CORRETO afirmar que:\ta) O Poder Legislativo era

Com relação à organização dos poderes do Estado brasileiro de acordo a constituição de 1946, é CORRETO afirmar que: \ta) O Poder Legislativo era exercido pelo Senado, com a colaboração da Câmara dos Deputados. \tb) A eleição dos senadores era regida pelo PRINCÍPIO MAJORITÁRIO. \tc) Por esta carta, a União compreendia os Estados, o Distrito Federal, os Territórios e os Municípios. \td) O mandato dos deputados federais era de 05 anos. \te) O Poder Judiciário se organizava nacionalmente, tendo deixado de existir as justiças estaduais.

💡 4 Respostas

User badge image

Igor Marques

"Conforme afirmamos acima, após a queda do Estado Novo surgiram novos partidos políticos e, com a mudança de regime (de ditadura para democracia) fez-se necessária uma nova Constituição. Embora todos os três partidos de maior porte que surgiram a partir de então tenham contribuído de alguma forma para a elaboração da nova Constituição, é importante ressaltar que eles possuíam diferenças ideológicas entre si.

De um lado, os conservadores estavam representados pela União Democrática Nacional (UDN) e pelo Partido Social Democrático (PSD). Nesse grupo, estavam a burguesia, os industriais, a alta classe média, grandes comerciantes e proprietários de terras. Esses setores da sociedade defendiam a implantação de um capitalismo totalmente aberto ao capital estrangeiro e às grandes companhias internacionais.

Do outro lado, estavam os progressistas. Organizados no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e representados em grande parte pelos operários, defendiam o capitalismo nacionalista, que seguisse os interesses do Brasil e não das grandes potências. A apresentação desses grupos opostos também é importante para que você possa entender, mais à frente, a implantação da ditadura militar de 1964.

Sob controle desses partidos, em 1946, a Assembleia Constituinte aprovou a nova Carta Magna brasileira. Os aspectos da Constituição de 1946 se assemelhavam aos das Cartas Magnas de 1891 e 1934, e incluíam:

  • Poder Executivo exercido pelo Presidente da República, eleito pelo povo para um mandato de cinco anos;
  • Poder Legislativo constituído pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados. Tanto os senadores quanto os deputados eram eleitos pelo povo; os primeiros, na quantia de três por estado, e os segundos, de forma proporcional à população de cada estado;
  • Poder Judiciário formado por tribunais federais de cada estado e pelo Supremo Tribunal Federal;
  • Autonomia política e administrativa para os estados.

A Constituição de 1946 pode ser vista como liberal e adequada ao contexto da Redemocratização. No entanto, seus itens começaram a ser considerados inválidos a partir de 1964, com a criação dos Atos Institucionais do Regime Militar.

O fato desse curto período democrático ter desmoronado apenas 19 anos mais tarde nos mostra que a nova democracia liberal brasileira apresentava falhas e não possuía bases sólidas que a fizessem mais permanente. Nesse sentido, é importante notar que o candidato à presidência eleito em 1945, o general conservador (PSD) Gaspar Dutra, que veio a assumir a presidência em 1946, havia sugerido, no contexto da Segunda Guerra, que entrássemos no conflito ao lado dos nazistas. Ele também esteve envolvido na montagem do Estado Novo. Por isso, pode-se observar que essa liberalização política do Brasil foi chefiada pelos elementos mais conservadores que haviam apoiado a ditadura varguista, o que revela uma possível contradição.

Agora que você entendeu toda a contradição por trás da Constituição de 1946, mostraremos no próximo texto desta trilha como esse cenário influenciou a implantação da ditadura militar de 1964, a mais repressiva que já tivemos em nossa história e importante para a compreensão dos dias atuais."

link:https://www.politize.com.br/constituicao-de-1946/

Espero ter ajudado

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Período colonial brasileiro compreende do ano de 1500 D.C., com a chegada dos exploradores, cabe ressaltar que esse "Descobrimento" do país, não possuiu uma estrutura histórica judiciária, visto que as normas e legislações procederam de Portugal. Tendo o rei como figura central da justiça, já existiam as Ordenações.

O Brasil colonial antes mesmo da Corte portuguesa vir, já possuía tribunais. Dessa forma, com a volta de D. Pedro I para Portugal para assumir o trono português, as instâncias judiciárias na colônia estavam fortalecidas, em razão de existirem Cidadãos Brasileiros, e também, a Comarca do Rio de Janeiro ganhou ênfase, visto que era ela que continha as diversas revoltas ocorridas nesse período.

O golpe de maioridade de D. Pedro II, gerou uma insatisfação no povo brasileiro, o que fortaleceu a oposição, e assim no período regencial, o Estado Brasileiro foi se desenvolvendo, até que culminou a Declaração de Independência por D. Pedro II no ano de 1822. As alterações do Direito no Brasil, ocorreram de forma espontânea, sendo que conforme Portugal se envolvia em seus próprios reveses, o país desenvolveu seus poderes judiciais.

Conforme a Constituição Federativa do ano de 1946, os poderes foram divididos em três: Judiciário, Legislativo e Executivo. Para tanto, temos que o resultado correto para o questionamento se encontra na alternativa “A) O Poder Legislativo era exercido pelo Senado, com a colaboração da Câmara dos Deputados.“

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais