Buscar

caracterize cada uma das fases da divisão celular

💡 3 Respostas

User badge image

Nathanielli Carvalho

Mitose: divisão celular em que uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas. Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

Prófase: fase mais longa; os cromossomos começam a se condensar, o centríolo se duplica formando-se o fuso acromático (ou mitótico) e os ásteres; tanto a carioteca quanto o nucléolo desaparecem.

Metáfase: melhor fase para o estudo do cariótipo; os cromossomos, já condensados, aparecem dispostos no equador do fuso. Essa etapa termina com a duplicação dos centrômeros.
Anáfase: os cromossomos migram para pólos opostos.

Telófase: cromossomos chegam aos pólos e sofrem descondensação; desaparecem os ásteres e o fuso, e ressurgem a carioteca e o nucléolo; a etapa chega ao seu fim com a divisão do citoplasma (citocinese).

Meiose: uma célula diplóide (2n) origina 4 células haplóides (n); ocorre por meio de duas divisões sucessivas sem duplicação do material genético nas fases intermediárias. A meiose tem a função de manter constante o número de cromossomos das espécies e, ainda, permite a variabilidade genética. Isso porque a meiose reduz o número de cromossomos pela metade e faz com que os gametas se recombinem.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A interfase é o processo pelo qual uma célula deve passar antes de mitose, meiose e citocinese. A interfase consiste em três fases principais: G 1 , S e G 2 . G 1 é um tempo de crescimento para a célula onde ocorrem funções celulares especializadas para preparar a célula para replicação do DNA.

Prófase é o primeiro estágio da divisão. O envelope nuclear é quebrado, longas cadeias de cromatina condensam-se para formar cadeias mais curtas, mais visíveis, chamadas cromossomos, o nucléolo desaparece e os microtúbulos se ligam aos cromossomos nos cinetócoros presentes no centrômero.

Na metáfase , os centrômeros dos cromossomos se reúnem na placa metafásica, uma linha imaginária equidistante dos dois pólos centrossômicos e unida por complexos complexos conhecidos como coesos . Cromossomos se alinham no meio da célula por centros de organização de microtúbulos empurrando e puxando centroméricos de ambas as cromátides, fazendo com que o cromossomo se mova para o centro.

A anáfase é um estágio muito curto do ciclo celular e ocorre após o alinhamento dos cromossomos na placa mitótica. Os cinetocoros emitem sinais de inibição da anáfase até a sua ligação ao fuso mitótico. Uma vez que o cromossomo final esteja adequadamente alinhado e fixado, o sinal final se dissipa e desencadeia a mudança abrupta para a anáfase.

A telófase é o último estágio do ciclo celular no qual um sulco de clivagem divide o citoplasma das células (citocinese) e a cromatina. Isso ocorre através da síntese de novos envelopes nucleares que se formam ao redor da cromatina reunida em cada pólo e da reforma do nucléolo quando os cromossomos decondensam sua cromatina de volta ao estado solto que ela possuía durante a interfase

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais