Buscar

Em 1720, a Coroa portuguesa decidiu proibir definitivamente a circulação de ouro em pó, instalando a Casa de Fundição em Vila Rica, onde todo o metal

Em 1720, a Coroa portuguesa decidiu proibir definitivamente a circulação de ouro em pó, instalando a Casa de Fundição em Vila Rica, onde todo o metal extraído das minas deveria ser transformado em barras para depois ser transportado ao litoral. A medida pretendia acabar com o contrabando e incrementar a arrecadação de impostos, prejudicando os interesses dos proprietários de lavras auríferas, comerciantes e profissionais liberais que recebiam ouro em pó pelos seus serviços, além dos tropeiros que escoavam a produção. Fábio Pestana Ramos e Marcus Vinicius de Morais. Eles formaram o Brasil. A revolta ocorrida contra as medidas de controle da Coroa portuguesa foi: A a Guerra dos Emboabas. B a Revolta de Felipe dos Santos. C a Inconfidência Mineira. D a Guerra dos Mascates. E a Revolta de Beckman.

💡 3 Respostas

User badge image

Davi Absalão

B)revolta de felipe dos santos 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Estamos falando da Revolta de Felipe dos Santos. A descoberta do ouro em Minas Gerais provocou um conflito violento entre os paulistas e os estrangeiros, chamado Emboabas . O grande afluxo de pessoas atraídas pela riqueza mineral ea violência da recuperação do imposto pelo Governo Português ajudou a manter a instabilidade na sociedade que viveu na Capitania de São Paulo e Minas de Ouro ( Minas Gerais ).

Além disso, a terrível legislação repressiva não contribuiu em nada para a paz de espírito, onde a ganância, a violência e o aventureirismo eram uma constante. Assim, as estradas que ligam Minas, em Goiás , foram fechadas.e Mato Grosso .

Com o desejo de aproveitar ao máximo a riqueza dos habitantes do Harbour Master Office, a Coroa procurou aperfeiçoar seu sistema tributário, empobrecendo cada vez mais a população, daí o contraste violento da coexistência entre a abundância de ouro e a terrível miséria .

O resultado foi uma série de revoltas desde o início da segunda década do xviii th século . Todas essas revoltas foram dirigidas contra a fúria fiscal e repressiva das autoridades. Isso aconteceu na Vila do Carmo ( 1712 ), Morro Vermelho ( 1715 ), Rio das Velhas ( 1716 ), São Francisco ( 1718 ) e Pitangui ( 1719 ). A mais famosa dessas rebeliões foi a revolta de Vila Rica em 1720.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais