Buscar

Anote as características dos grupos das plantas (briófitas, pteridófitas,gemnospermas e angiospermas). Dê exemplos de seres desses grupos e anotes as

Anote as características dos grupos das plantas (briófitas, pteridófitas,gemnospermas e angiospermas). Dê exemplos de seres desses grupos e anotes as células reprodutivas que apresentam.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

De uma simples caminhada em um parque, podemos notar a presença de uma variedade muito grande de plantas. Logo, é conveniente que elas sejam classificadas em grupos para facilitar seu estudo e identificação.

Assim, os botânicos classificaram as plantas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Devido à sua simplicidade,elas não apresentam caule, folhas, raízes, sistema vascular e se reproduzem por alternância de gerações, onde as células reprodutivas são os esporos e os gametas. Como exemplo desse grupo, podemos citar os musgos.

Já as pteridófitas, como as samambaias, diferenciam-se das briófitas por apresentar um sistema vascular organizado que realiza o transporte de nutrientes no interior da planta. A sua reprodução ocorre de forma análoga ao caso das briófitas.

Agora, as gimnospermas como os pinheiros, apresentam uma importante evolução que é a produção de sementes, fornecendo proteção e alimento ao embrião. O seu processo reprodutivo ocorre por meio do lançamento de grãos de pólen e óvulos.

Finalmente, chegamos nas angiospermas que possuem flores e frutos que atraem polinizadores, como as abelhas. A sua reprodução ocorre por meio do contato dos grãos de pólen e o estigma da flor. Fazem parte deste grupo plantas como os cajueiros e as macieiras.

Portanto, as briófitas são plantas simples como os musgos que não possuem caule, folhas, raízes, sistema vascular e se reproduzem por meio de esporos e gametas. As pteridófitas, como os pinheiros, apresentam sistema vascular e se reproduzem da mesma forma que as briófitas. Já as gimnospermas, como as samambaias, apresentam sementes que auxiliam na proteção e nutrição dos embriões que são gerados a partir de grãos de pólen e óvulos. As angiospermas, como as macieiras, apresentam flores e frutos que atraem polinizadores que auxiliam na reprodução por meio de grãos de pólen e o estigma das flores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais