Buscar

A respeito dos ciclos biogeoquímicos, considere as seguintes afirmativas:1. O ciclo da água envolve todos os compartimentos da biosfera.2. Bactérias e

A respeito dos ciclos biogeoquímicos, considere as seguintes afirmativas: 1. O ciclo da água envolve todos os compartimentos da biosfera. 2. Bactérias e vegetais são organismos relacionados ao ciclo do nitrogênio. 3. Carbono e nitrogênio estão presentes na porção biótica, mas não na abiótica da biosfera. 4. O ciclo do oxigênio pode ser correlacionado com processos que ocorrem em animais e vegetais. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os ciclos biogeoquímicos são tão importantes que, sem eles, não haveria vida na Terra. Como o próprio nome diz, tratam-se de processos dependentes dos seres vivos, do local e das substâncias químicas.

Existem vários ciclos biogeoquímicos, mas os mais importantes são os da água, nitrogênio, carbono e oxigênio. O ciclo da água começa com a evaporação da água dos rios e oceanos, passando pela sua condensação nas camadas mais altas da atmosfera para formar as nuvens e voltar para o solo por meio da chuva. Assim, a primeira afirmativa é verdadeira.

O ciclo do nitrogênio começa com a nitrificação do nitrogênio pelas bactérias e cianobactérias produzindo amônia e, posteriormente, nitrato. As plantas se beneficiam desse nitrato para sintetizar ATP, DNA, RNA e proteínas, servindo de alimento para os animais. Quando esses animais morrem, a sua decomposição gera amônia que retorna à atmosfera sob a forma de nitrogênio. Logo, a segunda afirmativa também é verdadeira.

Quanto à terceira alternativa, podemos afirmar que é falsa pois o nitrogênio e o carbono estão presentes na porção abiótica da biosfera já que estão presentes, por exemplo, na poluição. Finalmente, como o ciclo do oxigênio está relacionado com a fotossíntese e a respiração, a quarta afirmação é verdadeira.

Portanto, a alternativa d) é a correta.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais