Buscar

O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e a medula espinal pelas vértebras da coluna vertebral. Além do tecido ósseo protegendo o sistema nervoso

O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e a medula espinal pelas vértebras da coluna vertebral. Além do tecido ósseo protegendo o sistema nervoso central, temos também um conjunto de meninges. A respeito das meninges e suas funções, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) As meninges no encéfalo são formadas pela dura-máter, pia-máter e aracnoide, enquanto na medula espinal são formadas apenas pela dura-máter e pia-máter. ( ) O líquido cerebroespinal está no espaço subaracnoideo, localizado entre a dura-máter e a aracnoide. ( ) Uma das funções do líquido cerebroespinal é absorver choques mecânicos, minimizando seus efeitos. Agora, após a análise das afirmativas, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: Alternativas: a) V, F, V. b) V, F, F. c) V, V, F. d) F, F, V. e) F, V, F.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O cérebro é a parte do sistema nervoso central dos vertebrados incluídos no crânio (responsável pela proteção do cérebro). É composto de três partes: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo, sendo considerada o centro de controle do movimento, sono, fome, sede e quase todas as atividades vitais necessárias para a sobrevivência. Todas as emoções humanas, como amor, ódio, medo, raiva, alegria e tristeza, são controladas pelo cérebro e também é responsável por receber e interpretar os inúmeros sinais que chegam do corpo e do exterior.

O sistema venoso é representado pelos seios da dura-máter, que constituem um sistema de drenagem convergente; o sangue então se acumula no ápice da pirâmide do osso temporal, passa para a veia jugular interna e a partir daqui, através da veia cava superior, atinge o coração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais