Buscar

O que torna o sangue vermelho ?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A molécula responsável por tornar o sangue vermelho é a hemoglobina.

A hemoglobina é o nome que recebe uma proteína/pigmento que é encontrada nas hemácias e cuja principal função é transportar o oxigênio pelo corpo.

Mais precisamente, a hemoglobina no sangue transporta oxigênio dos pulmões ou brânquias para o resto do corpo. Lá libera o oxigênio para permitir que a respiração aeróbica forneça energia para alimentar as funções do organismo no processo chamado metabolismo. Um indivíduo saudável tem 12 a 16 gramas de hemoglobina em cada 100 ml de sangue. Nos mamíferos, a proteína representa cerca de 96% do conteúdo seco das células vermelhas do sangue.

A molécula de hemoglobina de mamíferos pode se ligar (carregar) até quatro moléculas de oxigênio. Hemoglobina está envolvida no transporte de outros gases: Leva alguns dos respiratório do corpo de dióxido de carbono, em que gás carbônico está ligado à proteína heme. A molécula também carrega a importante molécula reguladora, o óxido nítrico, ligado a um grupo tiol da proteína globina, liberando-o ao mesmo tempo que o oxigênio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais