Buscar

Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia

Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, à a) ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais. b) necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais. c) brusca redução das alternativas de exportação provocada pela crise dos países socialistas. d) ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho. e) hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A industrialização desencadeou a necessidade dos países que possuíam capital de procurar mão de obra barata em outros países, montando bases e fábricas em diversos cantos do mundo, entrando, dessa forma, com investimentos que o próprio país não era capaz de bancar.

Assim, mesmo com esse processo de industrialização, os países passaram a depender do capital dos países já desenvolvidos.

Dessa forma, a economia nacional pura não é capaz de bancar os investimentos necessários para manutenção do desenvolvimento.

Portanto, a alternativa que cita corretamente o motivo da manutenção da dependência é a letra b.

5
Dislike0
User badge image

Maria Celeste Mota Franco Franco

Pois bem, a industrialização desencadeou a necessidade dos países que possuíam capital de procurar mão de obra barata em outros países... Portanto, a alternativa que cita corretamente o motivo da manutenção da dependência é a letra b.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais