Buscar

20-CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO - LANÇAMENTO.20-1) o que é? CITE um exemplo. 20-2) quais as modalidades; 20-3) quem tem poder de fiscalizar?

💡 2 Respostas

User badge image

Lais Pedreira

1- Lei → Hipotese de Incidências → Fato Gerador → Obrigação Tributária → Lançamento → Crédito Tributário.

2- Lançamento: Procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e sendo o caso, propor a aplicação de penalidade cabível.

3- Lançamento de Ofício, Unilateral ou Direto: é efetuado sem qualquer participação ou intervenção do contribuinte, e é unilateral porque participa do lançamento apenas a autoridade administrativa e devido a participação direta e exclusiva da mesma. Ex.: IPTU e IPVA

Lançamento por Declaração: Art. 147 CTN: “O lançamento é efetuado com base na declaração do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação”. Ex.: ITBI/ITIV e ITCMD.

Lançamento por Homologação ou Autolançamento: “Lançamento por homologação é aquele no qual a lei atribui ao contribuinte, praticamente, toda a série de tarefas necessárias à constituição do crédito tributário.” Ex.: II, IE, IR, IPI e ICMS.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Como se percebe, a decisão proferida pela E. Corte diz respeito a dois temas diferentes que são: (i) quando se considerada definitivamente constituído o crédito tributário; e (ii) qual o termo inicial do prazo prescricional para a sua cobrança.

O STF, no que foi acompanhado pelo STJ, ao decidir sobre o momento em que se considera possível a instauração de ação penal, relativamente aos crimes contra a ordem tributária, decidiu que essas modalidades de ilícito só se consumam após a constituição definitiva do crédito tributário.

Ao examinar os precedentes que precederam a edição desta súmula, bem como os posteriores, verifica-se claramente que, no entender destas Cortes, a constituição definitiva do crédito somente ocorreria com o encerramento da discussão na esfera administrativa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais