Buscar

22. Sabemos que as enzimas proteolíticas degradam as proteínas em diferentes regiões. Devido a isto elas são classificadas em: (I) Endopeptidases -

22. Sabemos que as enzimas proteolíticas degradam as proteínas em diferentes regiões. Devido a isto elas são classificadas em: (I) Endopeptidases - hidrolizam as ligações peptídicas internas, quebrando as proteínas em fragmentos peptídicos cada vez menores. (II) Carboxipeptidases – secretadas pelo pâncreas, efetuam a hidrólise somente na extremidade carboxilada, liberando o aminoácido e refazendo na proteína o grupo carboxílico, onde a enzima age novamente. (III) Aminopeptidase – secretadas pelas células da mucosa intestinal, efetuam a hidrólise na extremidade amínica, liberando os aminoácidos e refazendo na proteína o grupo amínico, onde a enzima age novamente. (IV) Exopeptidases – São enzimas que só agem nas extremidades da molécula proteica, isto é, nas primeiras ligações peptídicas, retirando o último aminoácido da extremidade. Assinale a alternativa correta: a) Somente as alternativas I, II e III estão corretas. b) Somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas. c) Somente as alternativas I e IV estão corretas. d) As alternativas I, II e IV estão erradas. e) As alternativas I e IV estão erradas.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O nosso organismo necessita que milhares de reações químicas ocorram simultaneamente para conseguir manter as atividades biológicas adequadas. Porém, de forma natural, nem sempre essas reações ocorrem no tempo necessário gerando um desequilíbrio de processos metabólicos como a metabolização das proteínas.

Os compostos que tornam essa metabolização são as enzimas peptidases. De acordo com o modo de atuação dessas enzimas, elas são classificadas em endopeptidases, exopeptidases, carboxipeptidases e aminopeptidases.

As endopeptidases atuam nas ligações peptídicas internas da proteína, enquanto as exopeptidases atuam nos finais das cadeias das proteínas, retirando o último aminoácido. As carboxipeptidases são produzidas pelo pâncreas e atuam, somente, na extremidade C-terminal das cadeias com a liberação de aminoácidos livres ou dipeptídios. Já as aminopeptidases são produzidas nas células da mucosa intestina e atuam na extremidade N-terminal, liberando aminoácidos livres, dipeptídios ou tripeptídios e refazendo o grupo amínico.

Portanto, as quatro afirmativas estão corretas nos levando a dizer que a alternativa b) é a correta, uma vez que não existe a afirmativa V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais