Buscar

3. Na síntese proteica, observam-se os seguintes eventos: I. O gene (segmento de DNA) é transcrito em RNA mensageiro; II. O RNA transportador

3. Na síntese proteica, observam-se os seguintes eventos: I. O gene (segmento de DNA) é transcrito em RNA mensageiro; II. O RNA transportador transporta o RNA mensageiro para o ribossomo; III. O RNA transportador apresenta um códon que se liga ao anti-códon do RNA mensageiro para a síntese proteica; IV. O RNA mensageiro combina-se com o ribossomo, RNAs transportadores e aminoácidos para a síntese proteica; V. A proteína é sintetizada. Assinale a alternativa correta: (a) Somente as alternativas II, III estão corretas; (b) Somente as alternativas I, III e V estão corretas; (c) Somente as alternativas I, IV e V estão corretas; (d) Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas; (e) Todas estão corretas.

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A alternativa c está correta.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As proteínas são uma das macromoléculas mais importantes para a constituição dos seres vivos, porque atuam no transporte de oxigênio na corrente sanguínea e na constituição dos tecidos, por exemplo.

Assim, conhecermos o mecanismo de síntese das proteínas é muito importante. Esse processo começa no núcleo celular com a síntese do RNA mensageiro (RNAm), que é o elemento que possui a sequência de aminoácidos necessária para a produção da proteína, a partir dos genes do DNA. Logo, a afirmativa I está correta.

Estando o RNAm pronto, ele sai do núcleo e, no citoplasma, associa-se aos ribossomos, onde o processo de tradução é realizado. A tradução consiste da leitura dos códons contidos no RNAm e da fabricação da proteína final, com as atuações do RNA ribossômico (RNAr) e transportador (RNAt). Aqui, os anticódons do RNAt se ligam aos códons do RNAm para realizar o transporte dos aminoácidos requeridos. Assim, as afirmativas II e III estão erradas, enquanto as afirmativas IV e V estão corretas.

Portanto, a alternativa (c) é a correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais