Buscar

Édipo rei a mais famosa tragédia de Sófocles, conta a história de uma estrangeiro que se torna rei da cidade de Tebas. Édipo era adorado, mesmo sendo

Édipo rei a mais famosa tragédia de Sófocles, conta a história de uma estrangeiro que se torna rei da cidade de Tebas. Édipo era adorado, mesmo sendo estrangeiro. Por quê isso aconteceu? ​

💡 5 Respostas

User badge image

Josysabreu Abreu

Para construir o conceito de Complexo de Édipo, Freud utilizou-se da mitologia grega, mais especificamente do teatro, escrito por Sófocles chamado “Édipo Rei”.

O mito conta a história de Laio, rei de Tebas, que teria sido avisado por um Oráculo sobre seu futuro maldito: ele seria assassinado por seu próprio filho que se casaria com sua mulher, ou seja, a mãe deste. Para evitar que isso se concretizasse, Laio decide abandonar a criança num lugar distante, colocando-lhes pregos nos pés, para que morresse. Um pastor encontra a criança e lhe dá o nome de Edipodos (pés-furados). Essa criança, mais tarde é adotada pelo rei de Corinto. Ao consultar o oráculo, Édipo recebe a mesma mensagem que seu pai Laio recebera anos antes, mas, acreditando que se tratava dos pais adotivos, Édipo foge de Corinto. Em sua fuga, Édipo se depara com um bando de negociantes e seu líder e acaba por matá-los todos em uma briga, sem saber que esse líder era Laio, seu pai. Ao chegar a Tebas, Édipo decifra o enigma da Esfinge e livra a cidade de suas ameaças, assim recebe o trono de rei e a mão da rainha Jocasta, agora viúva. Os dois se casam e têm quatro filhos.

Anos depois, quando uma peste chega à cidade, Édipo e Jocasta consultam o oráculo para tentar resolver essa questão e acabam por descobrir que são mãe e filho. Jocasta suicida-se e Édipo fura os próprios olhos como punição por não ter reconhecido a própria mãe.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Isso aconteceu, como descrito pelo enunciado da presente questão, pelo falo dele ter derrotado a esfinge que era uma criatura extremamente aterrorizante para a população que vivia na cidade denominada de Tebas. Isso ocorria em razão dos enigmas propostos pela esfinge, que aquela que não era capaz de decifrá-lo, era derrotado pela criatura.

Assim, Édipo acaba por acertar a pergunta questionada por ela, e por fim, a mesma acaba se suicidando. Esse acontecimento que o tornou um herói e, desta maneira, foi eleito o novo Rei de Tebas.

Importante explicitar que o enigma colocado pela esfinge perguntava sobre o animal que pela manhã possui 4 pés, 2 ao meio dia e 3 a tarde.

A resposta de Édipo foi: o homem. A resposta veio em razão de na infância ele engatinha, na idade adulta anda ereto utilizando-se dos dois pés, e na fase da velhice necessita da utilização de uma bengala (o terceiro pé) para se apoiar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais