Buscar

(Ita 99) Considere que sejam feitas as seguintes afirmações em relação à pressão de vapor saturante de líquidos e/ou sólidos:I - As pressões de vapor

(Ita 99) Considere que sejam feitas as seguintes afirmações em relação à pressão de vapor saturante de líquidos e/ou sólidos: I - As pressões de vapor da água líquida e do gelo têm o mesmo valor a -10°C. II - Tanto a pressão de vapor de líquidos como a de sólidos aumentam com o aumento da temperatura. III - A pressão de vapor de um líquido depende das forças de interação intermoleculares. IV - No ponto triplo da água pura, a pressão de vapor do gelo tem o mesmo valor que a pressão de vapor da água líquida. V - A pressão de um vapor em equilíbrio com o respectivo líquido independe da extensão das fases gasosas e líquida. Qual das opções a seguir se refere a todas afirmações CORRETAS? a) I e II. b) I e IV. c) I, II, III e V. d) II, III, IV e V. e) I, II, III, IV e V.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Analisando cada afirmação podemos dizer que;

Primeira afirmação: Quando a água atinge a temperatura de -10 graus já se encontra em estado sólido e a energia que é necessária para faze-ló passar de liquido para sólido são necessárias afim de estabilizar as moléculas, logo a pressão que de vapor que se encontra no ambiente é bem maior do que do a água no estado sólido, isso porque as moléculas estão muito juntas. Portanto alternativa falsa.

Segunda afirmação: Essa afirmação é verdadeira, isso porque a pressão de vapor está associada energia cinética das moléculas, ou seja quanto maior é a pressão mais rápido as moléculas tendem a escapar do liquido.

Terceira afirmação: Essa afirmação é verdadeira, isso porque quando a força intermolecular é fraca torna-se mais difícil segurar as moléculas, fazendo com que elas escapem.

Quarta afirmação: Como esses pontos estão no mesmo estado então elas seriam iguais. No ponto triplo todas as moléculas estão com o mesmo nível de estabilidade, implicando assim na mesma pressão de valor, logo podemos concluir também que é verdadeira.

Quinta afirmação: Essa afirmação é verdadeira, isso porque a pressão de valor depende somente da temperatura e a natureza do composto.

Portanto concluímos que a resposta certa é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais