Buscar

O Plebiscito é um recurso constitucional de consulta popular utilizado em muitas democracias. No Brasil sua última ocorrência e tema foram,

O Plebiscito é um recurso constitucional de consulta popular utilizado em muitas democracias. No Brasil sua última ocorrência e tema foram, respectivamente: a) 1993 – a forma e sistema de governo. b) 1984 – a convocação de eleição direta presidencial. c) 1991 – a ratificação da Constituição de 1988. d) 1992 – o processo de impedimento (Impeachment) do ex-presidente Collor de Mello. e) 1963 – a opção entre parlamentarismo e presidencialismo.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Constituição Federal de 1988 não trouxe dentre suas limitações materiais a República, optando o legislador constituinte por preservar expressamente somente a Federação.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a constituinte de 1988 foi tão longe que fez inserir no texto magno uma disposição transitória – a do artigo 2º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que entrega ao eleitor soberano, mediante plebiscito, a decisão definitiva sobre a forma de governo. Desse modo, por outorga do poder constituinte originário, foi estabelecida a oportunidade de escolher a monarquia por forma de governo, havendo uma grande revisão constitucional no plebiscito convocado em 1993. Mas manteve-se a república e nada foi alterado.

Portanto, a alternativa a) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais