Buscar

O século XVIII europeu foi marcado por profundas transformações econômicas e políticas. Sobre esse período, é correto afirmar:- Em meados do século

O século XVIII europeu foi marcado por profundas transformações econômicas e políticas. Sobre esse período, é correto afirmar: - Em meados do século XVIII, Portugal havia atingido um estágio de desenvolvimento econômico que permitiu seu ingresso na produção industrial, com o conseqüente abandono das atividades agrícolas. - Na França, novas teorias econômicas passaram a defender a valorização do trabalho, considerado como a verdadeira fonte de riqueza das nações. - Portugal e Espanha, grandes produtores de tecidos de lã, entraram em concorrência com o algodão inglês, colocando no mercado tecidos destinados às regiões colonizadas pelos países europeus. - A Inglaterra dominou os mercados mundiais, em função de sua hegemonia naval e das transformações internas de sua economia em direção ao processo de industrialização. - Diversas e diferentes teorias econômicas foram produzidas no século XVIII: para os fisiocratas, por exemplo, a economia deveria seguir as leis da natureza. - No âmbito da política, o despotismo esclarecido propunha uma aliança entre os princípios filosóficos iluministas e o exercício de uma forma de governo extremamente centralizada.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que durante o século XVIII a Europa passa por diversas transformações sociais e econômicas, principalmente quando observamos as revoluções ocorridas na Inglaterra, assim como iluminismo, a revolução francesa,além do período denominado de era napoleônica, que sintetizaram os principais acontecimentos históricos desse século.

Ao observarmos as assertivas acima, poderemos inferir o seguinte:

  1. As três primeiras assertivas (de cima para baixo) estão erradas;
  2. 2. As três últimas estão corretas, visto que na quarta assertiva, temos que a Inglaterra se tornou uma potência econômica nesse período; a quinta assertiva se justifica pelo fato de que o nome “Fisiocratas” faz alusão ao que seria uma referência ao “Governo do povo”; e na sexta assertiva temos que os chamados déspotas esclarecidos foram em busca, a partir de suas características, de colocar em prática as ideias provenientes do iluminismo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais