Buscar

) O cenário africano parece apontar sempre para fugas, perseguições, torturas e mortes. Se existe um lugar esquecido no mundo, parece-nos que esse

) O cenário africano parece apontar sempre para fugas, perseguições, torturas e mortes. Se existe um lugar esquecido no mundo, parece-nos que esse lugar é a África. Com uma das piores distribuições de rendas do mundo, mais uma vez essa turbulência continental mostra a sua cara. Deus, agora é Serra Leoa!!! Quando isso vai parar? Diante de tal quadro, temos a sensação de que apenas surge mais uma página na história da África. Sobre a informação apresentada, podemos concluir que: a) A presença constante dos rebeldes na luta pelo poder, amplia também a luta pelo controle das reservas de diamantes, vale dizer, o combustível necessário para o financiamento da guerrilha. b) Embora as proporções dos conflitos na África sejam as piores possíveis, a garantia militar do governo britânico poderá restabelecer rapidamente a paz em Serra Leoa, influenciando, inclusive, as demais nações africanas. c) As Nações Unidas, através da sua força de paz, vêm intermediando as negociações como forma de restabelecer o direito político, ampliar as garantias sociais e promover a distribuição de renda. d) O conflito na região é conseqüência do expansionismo alemão no pós-guerra, já que a colonização e o domínio da Alemanha ainda se materializam nos recursos primários da região. e) O erro histórico cometido na partilha da África, após a Segunda Guerra Mundial é, sem dúvida alguma, o maior problema para se restabelecer a paz no continente.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A realidade no continente africano é, de fato, muito triste e conflituosa. Muitas destes conflitos nos países africanos tem como origem aspectos de colonização que levaram a grandes diferenças étnica, culturais e sociais o que tem constamentemente gerado muitas guerras e problemas para este continente. As intervenções feitas pelos países europeus imperialistas são as principais causas destes conflitos, já que colocam em pauta seus próprios interesses, sem pensar na soberania dos países africanos e suas diferenças, culturas, etc. Assim, quanto mais há estas interferências, o cenário tende a continuar se agravando e não se resolvendo.

Neste sentido, a alternativa que melhor responde esta questão é a letra e), depois do pós guerra, a intervencionismo europeu colocou muitas etnias distintas e rivais no mesmo território, fazendo uma divisão extremamente voltada para o benefício da Europa, o que gera muitos conflitos religiosos e territoriais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais