Buscar

(FGV) – A administração de Maurício de Nassau sobre parte doNordeste do Brasil, no século XVII, caracterizou-sea) por uma acentuada intolerância

(FGV) – A administração de Maurício de Nassau sobre parte do Nordeste do Brasil, no século XVII, caracterizou-se a) por uma acentuada intolerância religiosa, evidenciada prin - cipalmente no confisco de proprie da des pertencentes a judeus e a católicos. b) pela proteção às pequenas e médias propriedades rurais, o que contribuiu para o aumento da produção de açúcar e tabaco em Pernambuco. c) pela ocupação territorial limitada a algumas capitanias nordestinas, devido à eficácia da proteção militar portuguesa sobre as colônias da África. d) pela opressão fiscal sobre os colonos e pela ausência de tolerância religiosa, evidenciada na imposição do calvinismo a todo o Brasil Holandês. e) pela tolerância religiosa e pela concessão de créditos para que os proprietários luso-brasileiros pudessem adquirir escravos e reapa - relhar seus engenhos.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Ele gradualmente estendeu os bens holandeses de Sergipe, no sul, a São Luís do Maranhão, no norte. Com a assistência do famoso arquiteto Pieter Post of Haarlem, ele transformou Recife construindo uma nova cidade adornada com edifícios públicos, pontes, canais e jardins no estilo então holandês, mais tarde nomeando a cidade recém-reformada Mauritsstad , depois de si mesmo. Ele foi capaz de pagar os altos custos de construção pelo saque de suas expedições e pelas receitas de suas propriedades na Alemanha.

Por sua política de estadista, ele trouxe a colônia para uma condição muito próspera. Sua liderança no Brasil inspirou dois épicos latino de 1647: Caspar Barlaeus ' Rerum per octennium em Brasília et alibi Nuper gestarum sub Præfectura e Franciscus Plante ' s Mauritias . Os pintores Albert Eckhout , Frans Post e Abraham Willaerts serviram como membros da comitiva de John Maurice.

Ele também estabeleceu conselhos representativos na colônia para o governo local e desenvolveu a infraestrutura de transporte de Recife . Seus grandes esquemas e gastos generosos alarmaram os diretores parcimoniosos da Companhia das Índias Ocidentais, e John Maurice, recusando-se a manter seu cargo a menos que recebesse uma mão livre, retornou à Europa em julho de 1644.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa E.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais