Buscar

(UFBA/2012) Considerada “doença de pobre” pela indústria farmacêutica, a malária é um problema de saúde pública mundial, que aflige 240 milhões de

(UFBA/2012) Considerada “doença de pobre” pela indústria farmacêutica, a malária é um problema de saúde pública mundial, que aflige 240 milhões de pessoas no mundo, mata 850 mil delas (principalmente crianças) e está presente em 108 países, segundo a Organização Mundial de Saúde. (VIEIRA, 2011). Uma nova estratégia para o controle da doença consiste na ação do fungo Metarhizium anisopliae sobre o Plasmodium falciparum; esse fungo infecta mosquitos através da cutícula e prolifera na hemolinfa. Nesta estratégia, os pesquisadores produziram linhagens recombinantes de M. anisopliae que expressam, em momento e local específicos, informações genéticas derivadas da espécie humana — um anticorpo monoclonal de cadeia única — e do escorpião, ambos com poder de combater o parasita na forma de esporozoítos. A introdução de linhagens modificadas do fungo no mosquito reduz significativamente o número de esporozoítos nas glândulas salivares (até 98%). (FANG et al, 2011, p. 1074). Associando as informações do texto aos conhecimentos sobre a história evolutiva dos seres vivos e mecanismos específicos de defesa orgânica, a) identifique e explique as bases biológicas envolvidas nessa estratégia de controle da malária; b) relacione a redução do número de esporozoítos nas glândulas salivares do mosquito ao sucesso dessa estratégia, considerando o ciclo de vida do agente causador da malária.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

a)

A malária é definida como um tiopoi de doença infecciosa transmitida por mosquitos que afeta humanos e outros animais. A malária causa sintomas que geralmente incluem febre , cansaço , vômito e dores de cabeça. Em casos graves, essa doença pode gerar uma coloração amarela na pele, além de convulsões , coma ou morte.

Os sintomas geralmente começam dez a quinze dias após serem picados por um mosquito infectado. Se não forem tratadas adequadamente, as pessoas podem ter recorrências da doença meses depois. Essa resistência parcial desaparece ao longo de meses a anos se a pessoa não tem exposição contínua à malária.

b )

É causada por microrganismos unicelulares do grupo Plasmodium. A doença é mais comumente disseminada por um mosquito fêmea infectado de Anopheles.

Cinco espécies de Plasmodium podem infectar e se espalhar por seres humanos. A maioria das mortes é causada por P. falciparum porque P. vivax, P. ovale e P. malariae geralmente causam uma forma mais branda de malária.

A espécie P. knowlesi raramente causa doenças em seres humanos. A malária geralmente é diagnosticada pelo exame microscópico do sangue usando filmes de sangue ou com testes rápidos de diagnóstico baseados em antígenos.

8
Dislike6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais