Buscar

JFU-2003) No dia 30 de junho de 2002 - mesmo dia em quea seleção brasileira de futebol conquistou o tetra - morria emUberaba, no Triângulo Mineiro, o

JFU-2003) No dia 30 de junho de 2002 - mesmo dia em que a seleção brasileira de futebol conquistou o tetra - morria em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o famoso médium Chico Xavier. Seu velório atraiu nada menos que 100 mil pessoas, movidas, a maioria delas, por suas crenças na reencarnação e na comunicação com os espíritos; por suas esperanças em curas extraordinárias; por seus valores éticos, como a caridade, e, naturalmente, por seus laços afetivos com o grande líder religioso. Músicas e roupas alegres, coloridas, deram ao velório um clima de festa, aparentemente incompatível com um acontecimento fúnebre. O motivo era simples: para o espiritismo kardecista não existe luto, sendo a morte vista apenas como mais uma etapa cumprida num longo processo de aperfeiçoamento do espírito. Por Isso, a morte de Chico Xavier não deveria ser lamentada, apesar de sentida. (Revista Isto é, de 10 de julho de 2002.) Analisando os acontecimentos, de acordo com a teoria de Max Weber e, considerando tais acontecimentos dotados de sentido, pode-se afirmar que esse sentido: a) Está mais próximo das ações irracionais, predominando reações surdas a estímulos habituais, independentemente de fins conscientes. b) Está mais próximo das ações racionais, predominando uma orientação consciente dos agentes, independentemente dos seus resultados. c) Vincula-se a ação totalmente irracionais, implicando reações desenfreadas a estímulos não-cotidianos, independentemente de fins conscientes. d) Vincula-se a ações racionais, implicando sempre e únicamente, uma orientação consciente dos agentes quando aos meios e fins.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A primeira alternativa, letra a), está incorreta. As ações foram racionais, já que se adequam à teoria religiosa que entende que não há motivo de trsiteza em um velório.

A letra b) está correta, como colocamos acima, as ações são racionais e conscientes, sendo orientadas por uma tradição religiosa.

A letra c) está errada. As ações não foram irracionais e inconscientes, mas pensadas e de acordo com uma teoria.

A letra d) está errada, porque mesmo que sejam racionais, estas ações não implicam apenas uma relação entre meios e fins.

Portanto, vimos aqui que a alternativa que melhor responde esta questão está exposta na letra b).

2
Dislike0
User badge image

Gamers nível 100

tradicional.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais