Buscar

A implantação do Gasoduto Bolívia-Brasil é fator fundamental para o aumento da participação do gás natural na Matriz Energética Brasileira. Conclusões

A implantação do Gasoduto Bolívia-Brasil é fator fundamental para o aumento da participação do gás natural na Matriz Energética Brasileira. Conclusões de estudos conduzidos pelo Governo Federal, em 1990, recomendaram um aumento na participação do gás natural no consumo de energia primária no Brasil, dos atuais 2,4% para 10% no ano 2000, e para 12% em 2010. A nova geografia da Bolívia e do Brasil se desenha pelo desenvolvimento de milhares de quilômetros de gasodutos e de oleodutos que atravessam as terras dos povos indígenas. Financiado em grande parte pelo Banco Mundial, o colossal gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL) (3150 km, dos quais 2.593 km no Brasil) foi inaugurado no mesmo período no qual o Brasil se ressentia da mais grave crise econômica de sua história, acompanhada pela queda da bolsa de São Paulo (fevereiro de 1999). Sob o pretexto de resolver a crise energética do Brasil, o gigantesco gasoduto (Bolívia-Brasil) foi inserido no novo modelo econômico apoiado pelo Banco Mundial. Explique, sucintamente, por que as medidas extremas decorrentes da nacionalização das reservas de gás na Bolívia, caso não haja acordo, não devem ser mantidas pelo governo de Evo Morales.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Evo Morales é o atual líder da Bolívia, estando no cargo desde de 2006, sendo que o país apresenta como principais fontes de recursos financeiros a agricultura e o gás natural, que é distribuído para diversos países da América do Sul.

A nacionalização das reservas impulsionou em um primeiro momento a economia, a medida que exigia uma grande parcela das produções estrangeiras em território boliviano, em troca dos serviços relacionados ao gás natural.

Porém, se o acordo a respeito da nacionalização do gás não se manter, esta fonte de renda deixa de existir e consequentemente o impacto na economia seria imensurável.

Portanto, a ausência de um acordo relacionado a nacionalização do gás natural reduziria drasticamente a principal fonte de renda para o país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais