Buscar

1. na Constituição de 1988 em relação à educação é a criação do Plano Nacional de Educação – PNE; característica do PNE.

Umas das determinações existentes na Constituição de 1988 em relação à educação é a criação do Plano Nacional de Educação – PNE; este por sua vez materializou-se em 2014, delimitando diversas posturas a serem tomadas para o melhoramento da educação nacional. Dentre as alternativas apresentadas aponte a que não é uma característica do PNE.

a.

Restrição do acesso à educação

b.

Erradicação do analfabetismo

c.

Promoção do princípio da gestão democrática

d.

Valorização dos profissionais da educação

e.

Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Cannal

Respota A- restrição do acesso a educação

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O PNE é a sigla de “Plano Nacional de Educação” e trata-se de um documento que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira para o período compreendido entre 2014 e 2024.

As três principais metas do PNE são:

  • Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE;
  • Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE;
  • Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).
  • Portanto, a única alternativa que não configura um objetivo do PNE é restringir o acesso à educação e, por esse motivo, a alternativa a) deve ser assinalada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais