Buscar

Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção

 resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir:

I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo.
II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.
III- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.
IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 2012. Disponível em: <http://www.viomundo.com.br/politica/tania-bacelar-como-funciona-a-maquina-da-desigualdade-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2017.
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas. 

💡 5 Respostas

User badge image

Marina Oliveira

Resposta correta e a letra D

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As noções de igualdade e desigualdade se referem à maneira pela qual um bem é distribuído entre uma população. Para especificar essa ideia, é necessário especificar qual é o bem e qual é a população. 6 O ato de dar tratamento diferenciado a pessoas entre as quais existem desigualdades sociais é chamado discriminação . Essa discriminação pode ser positiva ou negativa, dependendo se é para benefício ou dano de um grupo específico.

A desigualdade de renda e desigualdade econômica (incluindo os ativos herdados ou acumulados), juntamente com a educação , saúde e contexto social e familiar determinar o grau de igualdade ou desigualdade.

A desigualdade social pode ser medida entre cidadãos do mesmo país, - desigualdades entre indivíduos ricos e pobres de um país, ou entre países ricos e pobres. A desigualdade econômica está diretamente relacionada com a distribuição de renda .

Portanto, o a alternativa correta é a alternativa A.

1
Dislike0
User badge image

Duda Oliveira

Letra d corrigida pelo ava
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais