Buscar

explique o que são as relações burocráticas

💡 3 Respostas

User badge image

Isamara Aparecida

De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
0
Dislike0
User badge image

Julia Oliveira Silva

É com base nessa fundamentação jurídica, que a democracia burguesa condiciona as condições das relações do trabalho na sociedade capitalista. Somos livres para dispor de nossa liberdade através de um contrato. O trabalhador é livre para vender a sua força de trabalho. As desigualdades existentes nestas condições demonstram as fragilidades das relações democráticas entre trabalho e capital. No Brasil, as raízes da escravidão que predominaram em nossa sociedade por pouco mais de 300 anos, transferem para o cenário atual, os vínculos de um sistema atrelado a uma mentalidade onde o trabalhador está sempre em desvantagem em relação ao seu empregador.

O conceito de democracia nas relações de trabalho está longe de alcançar um patamar mínimo de entendimento. As relações existentes nos submetem a condições de aceitabilidade das imposições das ordens impostas por nossos empregadores, nos desvinculando de uma participação na construção e na elaboração do produto do trabalho em nossa sociedade. Ao transferirmos essas condições básicas para o ambiente de escola, nos deparamos com uma outra realidade. A escola como a conhecemos não é libertadora, e o produto por ela desenvolvido propicia a reprodução do sistema para formamos cidadão que estejam preparados para o mercado e deem continuidade às relações de controle das classes dominantes.

Traduzindo para o cotidiano dos professores das instituições privada de ensino, nos deparamos com a dura realidade do mercado. A educação é compreendida como mercadoria e nós professores, “reprodutores” da ideologia dominante. A lógica do mercado e do sistema, nos impõem uma educação não libertária, condicionads ao trabalho alienado. Alguns professores, como indivíduos, procuram romper com essa lógica, nutrindo seus alunos com valores e conhecimentos que possibilitam uma análise dialética da realidade; mas se deparam com os limites de sua intervenção devido a um arcabouço de uma rede de informação e deformação (mídias e cultura de massa) que seduzem ao consumo, induzem ao individualismo.

É nesse cenário que procuramos aprimorar as relações democráticas dentro da escola. Ao associarmos democracia e trabalho, democracia e escola, encontramos um novo desafio. Como transformar o nosso ambiente de trabalho, a escola em que trabalhamos, em um espaço democrático? Em todos os níveis, a escola privada, distorce o princípio do direito à educação pela lógica do mercado onde educação é mercadoria. O aluno é um cliente e o professor um prestador de serviços. Por essa regra o cliente tem sempre a razão.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Segundo Max Weber, relações burocráticas são princípios de organização humana ,de natureza racional,onde os meios são, formalmente e impessoalmente, analisados e estabelecidos para que os fins possam ser plenamente alcançados. A teoria da relação burocrática surgiu em oposição a teoria clássica e a teoria das relações humanas.As relações burocráticas tem carater autoritário, uma vez que normas e preceitos legais partem de um superior para serem aceitas por seus subordinados. As  relações estabelecidas entre povo e governante são intermediadas por preceitos burocráticos e legitimadas normas e leis vigentes na sociedade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais