Buscar

Alguém pode me dizer 4 características do romantismo brasileiro?

💡 5 Respostas

User badge image

Augusto Milanez

Características

Romantismo, em cada país, tem suas particularidades. Entretanto, é possível perceber alguns valores comuns em várias nações que desenvolveram essa estética, a saber:

  1. Egocentrismo (o indivíduo é encarado como o centro do mundo);

  2. Sentimentalismo exacerbado;

  3. Nacionalismo;

  4. Idealização do amor e da mulher;

  5. Tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

    Fases

    É possível identificar, observando o conjunto de obras românticas produzidas em diversos países, ao menos três tendências ou fases dessa arte:

  6. Romantismo ultrassentimental: Obras como Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Goethe, ou ainda alguns poemas de Lord Byron, da Inglaterra, apresentam um forte sentimentalismo, em geral depressivo, exaltando a morte ou a loucura como fugas de uma realidade desastrosa. No Brasil, Álvares de Azevedo pode ser lido como um autor que dialoga com essa tendência romântica.

  7. Romantismo social: Tendo como principal expoente o escritor francês Victor Hugo, autor de clássicos como Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris (também conhecido como O Corcunda de Notre-Dame), essa vertente romântica é caracterizada por representar a miséria do povo e denunciar as mazelas sociais que ocorriam com as parcelas marginalizadas da sociedade.

  8. Romantismo nacionalista: Ainda sob influência de Victor Hugo, assim como dialogando com fatos históricos fundamentais para compreender os séculos XVIII e XIX (tais como a Revolução Francesa ou, no Brasil, a chegada da Família Real em 1808), diversos autores construíram obras com forte tom nacionalista. O movimento indianista brasileiro, produzido por autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, dialoga com essa tendência.

1
Dislike0
User badge image

Douglas Miguel

Liberdade de criação e de expressão
Nacionalismo
Historicismo
Tradições populares
Etc..
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O neoclassicismo durou um tempo não natural, sufocando a inovação e restringindo a criação literária. Somente em 1836 o romantismo começou a influenciar a poesia brasileira em larga escala, principalmente pelos esforços do poeta expatriado Gonçalves de Magalhães . Vários jovens poetas, como Casimiro de Abreu , começaram a experimentar o novo estilo logo depois. Esse período produziu alguns dos primeiros trabalhos-padrão da literatura brasileira.

As principais características da literatura do país recém-nascido são afetos exagerados, nacionalismo, celebração da natureza e a introdução inicial da linguagem coloquial. Romancistas como Joaquim Manuel de Macedo , Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar publicaram seus trabalhos em série nos jornais e se tornaram celebridades nacionais.

Por volta de 1850, iniciou-se uma transição centrada em Álvares de Azevedo . A coleção de Azevedo conto Noite na Taverna e sua poesia, coletadas postumamente em Lira dos Vinte Anos, tornou-se influente. Azevedo foi amplamente influenciado pela poesia de Lord Byron e Alfred de Musset . Esta segunda geração romântica estava obcecada com morbidade e morte.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais