Buscar

DIRETÓRIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA

(UFRGS) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.

b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.

c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.

d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.

e) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando pensamos na França no século XVIII logo pensamos na Revolução Francesa ocorrida em 1789 e na decapitação do monarca e da rainha Maria Antonieta. A França no século XVIII era um país absolutista e o rei, um representante divino na Terra, controlava todos os âmbitos da sociedade, possuindo poder absoluto. Não havia oposição, nem voto, nem direito para todos.

A França possuía uma sociedade hierarquizada, sendo assim bastante desigual em vistas de manter os luxos da nobreza. Além da nobreza, no topo da sociedade francesa havia o clero, que tinha muitos privilégios e não precisava pagar impostos. Os camponeses, ou trabalhadores, viviam em estado de precariedade e, como maior parcela da população, sustentava por meio de seus produtos e impostos.

A nobreza se encontrava abaixo do clero no sentido de castas sociais e era composta pelo rei Luis XVI e a rainha Maria Antonieta, toda sua família, os condes, duques e marqueses, e outros nobres. Este conjunto de pessoas vivia num luxo inimaginável, em castelos, com muitos empregos, com muitos jantares e festas reais, tudo bancado pelos camponeses. Com todos os gastos excessivos da nobreza, a burguesia se revolta, fazendo a Revolução Francesa, com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

Nesse contexto, a Queda da Bastilha foi um ato que aconteceu no dia 14/07/1789, quando a população tomou a prisão da Bastilha e iniciou grandes mudanças no governo da França. Mais especificamente, a França foi gerida sobre uma Monarquia Constitucional em que o Rei possui a mesma autoridade de antes. Porém, pouco tempo depois isso teve fim e as reinvindicações do povo foram parcialmente atendidas.

Portanto, conclui-se que a alternativa e) está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais