Buscar

O que são falhas de mercado?

💡 6 Respostas

User badge image

John Rodrigues

O direito econômico tem início com a queda da Bolsa de 1929 que obrigou o Estado a interferir na economia, pondo fim ao “laissez faire”, quando ocorreu definitivamente a passagem do liberalismo para o invervencionismo.

Existem 05 falhas de mercado, evidenciadas após o crash de 29, que passaram a exigir a intervenção direta do Estado:

1) Falha da Mobilidade dos Fatores

Existia a crença de que o preço sinalizaria a produção (trabalho, capitais e bens). A mobilidade, contudo, era uma ficção, pois, mesmo com o excesso de produção de café e com os preços caindo, os fazendeiros não desistiam do seu produto cafeeiro, o que gerava uma diminuição ainda maior dos preços desta commodity. Foi então observado que os empresários, não conseguem abandonar a atividade em baixa pois possuem dupla imobilidade (cultural e física). Deste modo, não existia a tão propalada mobilidade dos fatores e o Estado precisou, mediante pelas políticas estatais, gerar políticas de crédito e fixar preços mínimos para impedir lucros abusivos.

 

2) Falha do acesso às informações relevantes ou à assimetria das informações

Os agentes econômicos imaginavam que os preços traziam informações fundamentais que permitiam decisões de investimento, aquisição e consumo. Mas esta era uma idéia equivocada, pois os produtores eram sigilosos em relação às suas commodities. Para dar transparência aos consumidores, o Estado passou a exigir informações relevantes (produtos, empreendimentos e transações ocorridas), produzindo uma vasta legislação societária e de defesa do consumidor, para a publicização da atividade do empresário, visando corrigir o defeito da assimetria de informações do mercado.

3) Falha da Concentração Econômica

Um fenômeno natural é a aquisição dos concorrentes, podendo gerar concentração benéfica ou maléfica do mercado. No lugar de uma concentração atomizada (vários agentes) ocorria a concentrada oligopolizante (monopólio: único produto e monopsônio: único comprador). Em 1892 nos Estados Unidos com o Sherman Act, surgiu a legislação anti-trust para intervir no domínio econômico. No Brasil a análise da concentração é feita posteriormente à fusão/aquisição pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

4) Falha das Externalidades (falha de sinal)

Nas atividades de produção, raramente todos os custos e benefícios recaem sobre a unidade responsável pela sua elaboração. Externalidades podem ser definidas como custos ou benefícios não compensados pecuniariamente, isto é, não transferidos pelo preço.

O efeito externo ao mercado verifica-se quando o arcabouço legal mostra-se incapaz de identificar e atribuir tais custos adequadamente. Existem 02 tipos de externalidades:

a) negativa: custos imputados a outras pessoas e não a quem efetivamente os produz. Para produzir um determinado bem pode se produzir muita poluição que geraria problemas de saúde. O custo da poluição deve ser alocado ao empreendedor sob pena de recair em terceiros (saúde pública). Assim, o preço do bem fica mais barato do que deveria ser pois gera um custo social maior.

O princípio do poluidor pagador corrige esta deficiência por indenizações, tributos, etc.

b) positiva: benefícios imputados a outras pessoas. O Estado deve garantir que quem gerou benefício econômico seja recompensado. Um exemplo é a contribuição de melhoria que recupera a valorização imobiliária de uma região.

5) Falha da Produção dos Bens Coletivos

Uma vez produzidos, permitem que qualquer pessoa possa usufruí-los. São bens aptos ao atendimento simultâneo das necessidades de uma coletividade para os quais não vigoram o princípio da exclusão no ato do seu uso ou consumo. O direito de propriedade exclui os terceiros do uso de fluição do bem. Um exemplo de bens coletivos são as ruas e rodovias (todos se beneficiam). A economia liberal (mercado) não dá incentivo aos empresários para produção de bens coletivos. A legislação deve corrigir esta falha do Estado Liberal que, pelo modelo intervencionista, coordena os fatores de produção (interfere no direito da propriedade e liberdade de contratar).

2
Dislike0
User badge image

Gabriellyribeirorodrigues

Falha de mercado é a situação econômica onde um mercado não consegue produzir uma ação natural que seja eficiente.
0
Dislike0
User badge image

John Rodrigues

Falha de mercado é a situação econômica onde um mercado não consegue produzir uma alocação natural que seja eficiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais