Qual é objetivo principal da teoria psicanalista da personalidade?
3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Para ele, todo ato é motivado por forças internas, que estão totalmente conectado ao prazer, ou seja, para ele a construção da personalidade é pautado e regido pela libido.
A personalidade é desenvolvida na pessoa quando ainda criança, tendo como motivadores iniciais os impulsos sexuais e agressivos. Dessa forma, para explicar melhor essa teoria, ele dividiu essa estrutura em três sistemas: o id, o ego (eu) e o superego(eu superior).
- ID: Sistemas original, ou seja, satisfações e prazeres corporais.
- Ego: Lado racional, controlando os impulsos do id. - Superego: Lado da personalidade responsável pelos valores sociais e morais.
maiq the liar
Há mais de um mês
Em suma, o estudo de Freud representa a chamada “teoria geral da personalidade”, que consiste num método de psicoterapia. Para que haja o correto entendimento dos processos mentais a partir da ótica da psicanálise, é necessário distinguir os três níveis de consciência do ser humano:
Consciente: é o estado em que sabemos (temos consciência) daquilo que pensamos, sentimentos, falamos e fazemos. São todas as ideias que os indivíduos estão cientes de existir / pensar.
Pré-consciente: é o estado das ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a ser conscientes, caso haja o correto direcionamento da atenção dos indivíduos para elas. Os pensamentos que se encontram neste estado, por exemplo, podem ser percebidos a partir dos sonhos.
Inconsciente: onde ficam guardados todos os desejos e ideias reprimidas, censuradas e inacessíveis ao estado consciente, mas que acabam por afetar os comportamentos e sentimentos dos indivíduos.
Assim, a partir da observação, o psicanalista consegue identificar vestígios de traumas, desejos ou ideias que tenham sido reprimidas para o inconsciente do paciente e que, como consequência, provoquem distúrbios comportamentais e neuroses.