Buscar

Considerando o que foi estudado acerca da Língua Portuguesa no mundo, julgue os itens a seguir em verdadeiro e falso

Considerando o que foi estudado acerca da Língua Portuguesa no mundo, julgue os itens a seguir em verdadeiro e falso:

I – Do ponto de vista das relações internacionais, a dupla grafia oficial da Língua implica vantagens ao País, pois facilita a afirmação do idioma no âmbito das Nações Unidas.

II – Com mais de 200 milhões de falantes, o português é a primeira língua mais falada mundialmente.

III – O Português, considerando-se a ortografia do Brasil e a de Portugal, é o único idioma do mundo a ter duas ortografias oficiais.

IV – Um dos propósitos fundamentais do Acordo é congregar todos os Estados signatários em torno do mesmo sistema ortográfico.

V – Com o Acordo, todas as partes assumiram a nova ortografia, não havendo a opção de manter duas redações oficiais.

💡 2 Respostas

User badge image

Cliciane

2 e 4 verdadeiras
2
Dislike0
User badge image

Jeh Tonini

A alternativa “b. Apenas III e IV são verdadeiros” é a correta. “Estima-se que mais de 240 milhões de pessoas falem português, o que faz da nossa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira no Ocidente. Ainda assim, o português ostentava (ou ostenta) o título de ser o único idioma no mundo a ter duas ortografias oficiais, a do Brasil e a de Portugal (...). Ocorre que, do ponto de vista das relações internacionais, a dupla grafia oficial implica flagrantes desvantagens ao País, pois dificulta a afirmação do idioma no âmbito das Nações Unidas (...). Com vistas a mudar essa realidade, um dos propósitos fundamentais do Acordo, como vimos, é congregar em torno do mesmo sistema ortográfico, todos os Estados signatários (as chamadas partes). (...) Ressalte-se que as partes, na formulação do Acordo, mesmo buscando o consenso entre as ortografias brasileira e portuguesa, optaram, em alguns casos, por manter duas redações oficiais.” (Módulo I, Unidade 2)

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais