Buscar

Em licitação e correto dizer q anulação e revogação sao sinônimos?

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriela Martins

Sinônimo: palavra de sig. semelhante a outra e que pode, em alguns contextos, ser usada em seu lugar sem alterar o sig. da sentença.

RESP: Ñ, apesar delas serem mt usadas quando falamos de licitações, tem sig. diferentes, ñ podem ser utilizadas sem alterar o sig. do contexto, seus conceitos implicam em diferentes definições.

Licitação: procedimento adm.. Escolha, por concorrência, de fornecedores de produtos/serviços p/ órgãos públ.
Comporta: Desfazimento pela autoridade adm. competente p/ a aprovação do procedimento (homologação), ou, também, a possibilidade do Judiciário anular o certame desde que provocado por quem tenha legítimo interesse para agir.

Necessário: Seguir termos do art. 49 da Lei nº 8.666/93

- Revogação, por razões de interesse públ.
- Anulação, por ilegalidade

Súmula nº 473 do STF:
A adm. pode ANULAR seus atos quando levar a vícios q os tornem ilegais, pq deles não se originam direitos.
A adm. pode REVOGAR seus atos por motivo d conveniência/oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação (análise) judicial.


Deveres-Poderes, previstos no art. 49 da Lei nº 8.666/93:
“A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá REVOGAR a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo ANULÁ-LA por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado”

REQUISITOS p/ REVOG.:
1 FATO SUPERVENIENTE (FT) capaz de alterar o interesse públ., de maneira que a licitação ñ seja mais conveniente e oportuna para atingir os objetivos buscados pelo Poder Públ..
Meirelles:O juízo de conveniência para a revog. deve basear-se em FT (novo) à primitiva decisão de contratar, que tornou inoportuna ou inconveniente a contratação, devidamente comprovado.
Obs. O FT é mt relevante, tendo em vista que, se a licitação era originariamente inconveniente e inoportuna, há verdadeiro vício d legalidade, q determina a invalid. do certame.

2 É preciso que a adm. MOTIVE adequadamente seu ato, a fim d apontar justamente a presença daquele FT.
Com a democracia, ñ é mais compatível a mera alusão a “razões d interesse público”. É preciso q o Poder Público aponte qual o interesse público tutelado e a razão dele ñ ser mais atendido com a licitação.
A comprovação desses requisitos afasta a possibilidade de a Adm. indenizar os particulares em razão da revog. do certame.

3 Tanto para a revog. como p/ a invalid., instaurar o processo adm. em q se assegure aos atingidos pela decisão a oportunidade d se manifestar a respeito.
O direito ao contraditório e à ampla defesa tem fund. constitucional (CF, art. 5º, LV): direito dos licitantes d se oporem ao desfazimento da licitação antes que decisão nesse sentido seja tomada. Se levado a efeito o desfazimento s/ q tenha sido assegurado antes o direito ao contraditório e ampla defesa, a decisão será nula.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais