Buscar

PF 2018 Cespe- Em um clube social, Paula, maior e capaz, provocou e humilhou injustamente Carlos, também maior e capaz, na frente de amigos.

Envergonhado e com muita raiva, Carlos foi à sua residência e, sem o consentimento de seu pai, pegou um revólver pertencente à corporação policial de que seu pai faz parte. Voltando ao clube depois de quarenta minutos, armado com o revólver, sob a influência de emoção extrema e na frente dos amigos, Carlos fez disparos da arma contra a cabeça de Paula, que faleceu no local antes mesmo de ser socorrida. Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item. Carlos agiu sob o pálio da legítima defesa putativa. Certo ou errado? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Luigue Torres

Errado,pois a situação de perigo existe somente no imaginario do agente, não podendo ser invocada nesse caso caso, caberia uma atenuação na pena por estar sob influencia de "multidão" (Analogia em bona part) no caso os amigos.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A assertiva está errada, pois, no caso em questão não é possível falar da legítima defesa putativa (que é aquela que existe só na imaginação do agente criminoso), pois os disparos foram feitos somente após 40 minutos, desse modo, mesmo que a provocação ou humilhação  seja injusta o ato foi praticado tempo depois não configurando a hipótese de legítima defesa em que o ato de defesa deve ser praticado antes ou durante a agressão injusta. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais