Buscar

direito economico fontes

💡 1 Resposta

User badge image

Gabi Moraes K

As fontes do Direito chegam-nos como os processos de produção do dever-ser imposto como conduta, nos termos da apresentação supra mencionada.

A expressão fonte vem do latim fons, fontis, nascente, significando tudo aquilo que origina, que produz algo. Assim, a expressão fontes do Direito indicaria, desde logo, as formas pelas quais o Direito se manifesta. Via de Regra são apresentadas, três espécies:

1) Fontes materiais: são os fatos sociais, as próprias forças sociais criadoras do Direito. Constituem a matéria-prima da elaboração deste, pois são os valores sociais que informam o conteúdo das normas jurídicas. As fontes materiais não são ainda o Direito pronto, perfeito, mas para a formação deste concorrem sob a forma de fatos sociais econômicos, políticos, religiosos, morais.

Fatos sociais de natureza política no papel inegável das ideologias políticas, ao originarem movimentos políticos de fato, como as revoluções e as quarteladas. Na religião encontra-se uma fonte destacada do Direito, haja vista a antigüidade oriental e a clássica, nas quais encontramos Direito e religião confundidos. A própria pena tradicionalmente imposta tinha caráter de expiação, pois o crime, antes de ser um ilícito, era um pecado, razão pela qual, no antigo Egito, aquele que atentava contra o faraó cometia não apenas crime, mas também sacrilégio. Veja-se, nos dias atuais, a grande luta travada pela Igreja, nos países católicos, contra o divórcio, influenciando, com sua autoridade, durante muito tempo, a decisão dos parlamentares a respeito.

Como exemplo de fatores morais na elaboração do Direito, citem-se as virtudes morais como o decoro, a decência, a fidelidade, o respeito ao próximo. E como fatores naturais, citemos o clima, o solo, a raça, a geografia, a população, a constituição anatômica dos povos.

2) Fontes históricas: são os documentos jurídicos e coleções coletivas do passado que, mercê de sua sabedoria, continuam a influir nas legislações do presente. Como exemplo, poderiam ser citados: a Lei das Doze Tábuas, em Roma; o célebre Código de Hamurabi, com sua pena de talião, na Babilônia; a famosa compilação de Justiniano etc. São fontes históricas do Direito brasileiro, por exemplo, o Direito Romano, o Direito Canônico, as Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas, o Código de Napoleão, a legislação da Itália fascista sobre o trabalho.

3) Fontes formais: seriam a lei, os costumes, a jurisprudência e a doutrina. O Estado cria a lei e dá, ao costume e à jurisprudência, a força desta. As forças sociais, as questões históricas seriam tão-somente causa material do Direito formal, a matéria-prima de sua elaboração.

Parece-nos certa a alegoria de, que as fontes formais seriam as artérias por onde correm e se manifestam as fontes materiais e históricas.

Comungando da opinião de Miguel Reale, estas definições clássicas ainda não nos parecem mais adequadas, onde optamos por entender que as fontes seriam os meios em virtude dos quais o dever-ser positiva-se com vigência e eficácia. Assim, o resultado do complexo de fatores de natureza filosófico, sociológico, político, econômico traduzidos em um dever-ser traçado pela classe dominante, apresentando vigência e eficácia seria tido como fonte do direito, podendo ser vislumbrado como: (i) o processo legislativo, (ii) a atividade jurisdicional, (iii)usos e costumes, e (iv) poder negocial.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais