Buscar

quais os eventos vasculares e celulares envolvidos na inflamação?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A inflamação é uma reação do corpo para lidar com agentes lesivos, diluindo ou isolando-os.

Existem vários componentes celulares e vasculares que participam desse processo, sendo esses a própria parede vascular, as células dos vasos sanguíneos, macrófagos, mastócitos e fibroblastos.

Sobre os eventos vasculares ocorre a alteração no calibre (inicialmente vasoconstrição e depois vasodilatação) e no fluxo vascular (pelo aumento da viscosidade sanguínea pela concentração aumentada de células vermelhas, que ocorre pelo aumento da permeabilidade, pela ação de hormônios como histamina e citosina). Ocorre também uma estase, ou seja, lentificação da circulação.

Já quanto aos eventos celulares, o que ocorre é a migração dos leucócitos, causada pela alteração do calibre do vaso, já citado anteriormente, pela diapedese (passagem dos leucócitos pelas paredes sanguíneas) e pela quimiotaxia (que é a locomoção, no caso atual, do leucócito, orientada pelo gradiente químico). Além disso ocorrerá a fagocitose do agente lesivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais