Buscar

Por que a Anistia se opõe à pena de morte?

💡 2 Respostas

User badge image

Mateus Balbinotti

A pena de morte viola o direito mais fundamental, o direito à vida. É a forma mais extrema de pena cruel, desumana e degradante. A pena de morte é aplicada de maneira discriminatória. É usada com frequência contra as pessoas mais vulneráveis da sociedade, incluindo as minorias étnicas e religiosas, os pobres, e as pessoas com problemas psíquicos. Alguns governos utilizam para silenciar seus oponentes. Quando os sistemas de justiça têm deficiências e os julgamentos injustos são generalizados, sempre existe o risco de se executar uma pessoa inocente.

Quando se aplica a pena de morte, é irreversível. Os erros cometidos não podem ser desfeitos. Uma pessoa inocente pode ser libertada da prisão por um crime que não cometeu, mas uma execução nunca pode ser revertida.

5
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Quando falamos em Anistia Jurídica o que é referido é o poder de uma instituição de jurídica de caráter máximo de perdoar e absolver alguém de forma oficial, deixando de julgar e punir aqueles que cometeram algum tipo de crime, literalmente esquecendo que aquele crime aconteceu.

Tendo em vista que a anistia se coloca como uma decisão que anula qualquer tipo de punição, ela também vai contra a pena de morte . Assim, mesmo que alguém tenha cometido um crime que, em algum país, seja passível de ser punido com pena de morte, a anistia barra este julgamente. Promover a anistia é não punir quem cometeu um crime e, assim, qualquer tipo de punição é suspendida ou anulada, até mesmo a pena de morte.

**

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais