Buscar

(Pedagogia do Oprimido

Segundo Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido) a educação deve ultrapassar a visão tradicional que a confunde como mera transmissão de informação e se constituir como mediadora de libertação, fazendo com que o educando consiga ser autor de sua própria história. Nesse sentido a função de um educador é fundamental quando ele também se conscientiza de qual é o seu papel nesse processo. Pensando nesse conceito de Paulo Freire, elabore um texto explicando como é possível ajudar um educando a ser sujeito de sua própria história. Apresente um exemplo que reforce a sua opinião.

💡 3 Respostas

User badge image

Linda k Kleinsvhmidt

A partir das releituras de Paulo Freire, acreditamos no professor capaz de coordenar a ação educativa; no educando como agente sujeito participante; na escola como currículo de cultura; e na sala de aula como espaço de diálogo. É em função desses pressupostos que queremos participar das reflexões para a construção da escola que oferece uma educação em que as pessoas vão se completando ao longo da vida, uma educação capaz de ouvir as pessoas, participando dessa realidade, discutindo-a, e colocando como perspectiva a possibilidade de mudar essa realidade. Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar. Ele que sempre acreditou na capacidade criadora dos homens e mulheres, e pensando assim é que apresenta a escola como instância da sociedade. Paulo Freire diz que “não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa forma, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade” (1975, p. 30)

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Paulo Freire é um dos pensadores da educação que possui maior influência dentro da universidade brasileira e internacional, sendo muito conhecido por sua concepção de que a educação não deve reproduzir a estruturação política, econômica e social que está estabelecida, mas deve ter como objetivo criticar esta realidade e conseguir ser transformadora ao fazer com que o aluno consiga aplicar concretamente o que aprende na escola de modo teórico.

O papel do professor dentro deste contexto é essencial e se realiza no papel de uma mediação, ou seja, que apresenta e traduz, o conhecimento para os seus alunos. O professor, neste sentido, não transmite conhecimento, mas explica-os a seus alunos de modo a fazer com que os conteúdos teóricos consigam ser aplicados. Para isso o professor deve conhecer a realidade do aluno e ajudá-los a entender como um conhecimento de biologia, português ou de história pode fazer com que sua realidade seja explicada ou melhorada, assim, os alunos aprendem melhor e conseguem pensar nos conhecimentos fora dos limites escolares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais