Buscar

Com o intuito de contribuir para o aprendizado dos alunos de uma escola da rede pública municipal,

 Sherazade oferece, gratuitamente, seus serviços como “contadora de histórias para crianças”. A Diretora da escola aceita a proposta, especificando os dias da semana em que o trabalho deverá ser desenvolvido, bem como algumas diretrizes a serem observadas pela ofertante.

 

Depois de cinco anos atuando como “contadora de histórias” na escola municipal, Sherazade propõe reclamação trabalhista em face do Município, solicitando o reconhecimento de vínculo empregatício. O Procurador Municipal incumbido de elaborar a respectiva contestação deverá sustentar que a alegada relação de trabalho jamais existiu porque não caracterizados os seguintes elementos indispensáveis à configuração do vínculo empregatício:

  • A

    pessoalidade e não eventualidade.

  • B

    subordinação e pessoalidade.

  • C

    onerosidade e subordinação.

  • D

    não eventualidade e instrumento contratual.

  • E

    instrumento contratual e subordinação.

💡 3 Respostas

User badge image

Aléxia Kílaris

A alternativa correta é letra C. Inexiste, na situação de Sherazade, a onerosidade, pois ela não é paga, nem tampouco a subordinação. Isto se dá por força do art. 2º da CLT, que caracteriza os elementos da relação trabalhista:

Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

 Nesse sentido, as alternativas "D" e "E" estão incorretas, pois o instrumento contratual não está rpevisto como requisito obrigatório para a configuração de uma relação de emprego. 

A alternativa "A" e "B" estão incorretas, pois existe pessoalidade na serviço prestado por Sherazade, porém, não basta a pessoalidade para que reste configurada a relação empregatícia, é preciso que estejam cumulados todos os requisitos do art. 2º da CLT.

1
Dislike0
User badge image

Santhiago Ataides

onerosidade e subordinação

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais