Buscar

A) Quanto à estabilidade, é possível considerar que a novaConstituição deve ser classificada como rígida?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Amaral

A constituição somente pode ser classificada como rígida quando exige no processo processo de modificação pelo poder constituinte derivado reformador, solenidade e exigências formais especiais, diferentes e mais difíceis que difíceis que aquelas exigidas para a formação e modificação de leis comuns (ordinárias e complementares).
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Para ser considerada rígida, uma constituição deve possuir solenidades mais elaboradas para admitir mudanças em seus textos. Isto é, o processo de emenda constitucional deve ser mais difícil e mais complexo do que o processo legislativo comum.

Por exemplo, no Brasil, cuja estabilidade constitucional é considerada rígida, para que a Constituição Federal seja emendada, é necessário que haja aprovação do projeto por 3/5 dos parlamentares, em dois turnos de votação, em cada uma das Casas Legislativas, , nos termos do art. 60,§2º, CFRB/1988:

§ 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais