Qual a maior dificuldade para a eficacia da lei maria da penha?
5 resposta(s)
Rafael Kasinski
Há mais de um mês
1) a Polícia Civil está equipada para trabalhar nos anos 80, e as PMs são treinadas até hoje para enfrentar "subversivos", como se estivéssemos em 71;
2) nós brasileiros não conseguimos fazer valer a lei para coisas básicas. Não conseguimos fazer cumprir pena em regime fechado quem comete homicídio simples. Ora, nem investigar o homicídio nos é possível!
3) não há estrutura de incentivos q ajude na eficácia maior da lei. A multa tem teto; a indenização também; e as penas são muito brandas para crimes onde há violência ou grave ameaça. Na medida em q os agentes individuais são racionais, o incentivo é para que continuem a violentar (e eventualmente matar) mulheres pois as consequências são, pelo visto, administráveis
Mariana Costa
Há mais de um mês
Uma das é o misoneísmo. Aprendi agora em Sociologia Jurídica.
Victoria Rodrigues
Há mais de um mês
Primeiramente o sitema. Sabemos que não é eficaz devido a dúvida que gera se o ato contra a mulher foi ou não realizade, ainda existe muito aquela cultura do ditato popular "em briga de marido e mulher, niguem mete a colher".
Temos tambem o grande machismo que ainda nos rodeia, e que tambem é um dos principais motivos da maioria dos casos de agressões contra a mulher.