Buscar

HELP ATV EAD

O ciclo contábil é caracterizado por um conjunto de procedimentos contábeis que se repetem, formando o sistema de informações contábeis, que é utilizado para a construção das demonstrações contábeis. Esse ciclo identifica, classifica, mensura, registra, acumula, sumariza e evidencia as informações. É formado por cinco fases (BIANCOLINO, 2010): Referencia ( Ebook unidade 4 )

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para entender melhor as cinco fases do ciclo contábil, serão vistas cada uma separadamente e, em seguida, unir os conceitos.

A primeira fase, captação, trata de colher diversos acontecimentos que afetam o patrimônio da empresa, por meio de histórico, eventos e documentos disponíveis. A segunda fase, reconhecimento, envolve o questionamento sobre as informações captadas, segundo algum critério estabelecido (quando, onde, por quem).

A terceira fase, acumulação, trata de organizar as informações por meio de sistemas informatizados, bancos de dados, registrando os acontecimentos de fato. Já a quarta fase, sumarização, trata de mostrar a acumulação de maneira resumida e categorizada.

Por fim, a quinta fase, evidenciação, torna as informações públicas, para que qualquer um tenha acesso e possa verificar a autenticidade das transações ocorridas.

Assim sendo, a interação das 5 fases do ciclo contábil faz com que uma empresa possa gerenciar e categorizar suas informações relativas ao dinheiro presente, mostrando-as publicamente, posteriormente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais