Buscar

Qual foi a conjuntura Portuguesa que deu origem e sentido as reformas pombalinas?

💡 3 Respostas

User badge image

Angelica Podlasinski da Silva

Durante o reinado de Dom José I, um novo ministro inspirado por doutrinas de tendência iluminista empreendeu diversas mudanças na administração portuguesa. Entre 1750 e 1777, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, estabeleceu uma série de reformas modernizantes com o objetivo de melhorar a administração do Império português e aumentar as rendas obtidas através da exploração colonial. Esse tipo de experiência condizia com uma tendência vivida em várias monarquias européias.

O chamado despotismo esclarecido era uma tendência política que buscava conciliar a face política conservadora absolutista com princípios econômicos racionalistas. A intervenção política “esclarecida” de Pombal surgiu no momento em que Portugal enfrentava sérios problemas econômicos. A Coroa lusitana tinha perdido diversas de suas possessões no continente asiático e sofria com as imposições do Tratado de Methuen, assinado junto à Inglaterra, em 1703.

De acordo com o tratado, Portugal se comprometia a adquirir tecidos de lã ingleses. Em contrapartida, a Inglaterra obteria toda a produção de vinhos oferecida pelo governo português. Esse tratado acabou gerando uma relação de extrema dependência econômica na medida em que a demanda por tecidos era infinitamente maior. O déficit econômico causado por essa situação, segundo Pombal, seria amenizado com mudanças no gasto público e na administração colonial.
 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As reformas pombalinas foram uma série de reformas destinadas a tornar Portugal uma nação economicamente auto-suficiente e comercialmente forte, por meio da expansão do território brasileiro, agilizando a administração do Brasil colonial e reformas fiscais e econômicas na colônia e em Portugal .

Nessa área, o primeiro-ministro tentou fortalecer o absolutismo do rei e na luta contra setores e instituições que poderiam enfraquecê-lo. Cortou os poderes da Igreja, subordinando a Corte do Santo Ofício (Inquisição) ao Estado e, em 1759, expulsou os jesuítas de Portugal e das colônias, confiscando suas propriedades, alegando que a Sociedade de Jesus funcionava como um poder autônomo dentro do Estado Português.

Embora a Inquisição não tenha sido oficialmente desmontada, houve um profundo declínio no governo de Pombal, com medidas que a enfraqueceram.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais