Buscar

MKT

As empresas e seus fornecedores, intermediários de marketing, clientes, concorrentes e o público operam em um ambiente de forças e tendências que dão forma e oportunidades e impõem ameaças. Essas forças representam fatores incontroláveis que a empresa precisa monitorar e aos quais precisa reagir.

Desta forma, podemos afirmar que o sucesso e a permanência de uma empresa em um determinado mercado são determinados por sua capacidade de resistir às pressões internas e externas que ocorrem no ambiente onde ela está inserida.

O crescimento populacional mundial, as mudanças na composição etária e na composição étnica da população, além do aumento do número de famílias não tradicionais.

As mudanças de cenário descritas devem ser monitoradas e analisadas em qual das seis forças do macroambiente?

 
    Politico-legal
    Natural
    Sociocultural
    Econômica
    Demográfica

 

💡 1 Resposta

User badge image

Valter Nascimento

Oi, amigo(a)!

Vamos para a análise de cada uma das assertivas apresentadas.

I. O modo como as pessoas vivem e se comportam em uma sociedade representam um ambiente não controlável em que a empresa está inserida, e qualquer mudança neste ambiente pode ocasionar novos desafios para a organização.

CORRETO. De acordo com os estudos da Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), o comportamento do consumidor e as tendências de consumo são aspectos que podem representar Oportunidades ou Ameaças para as organizações.


II. Aspectos, tais como renda, inflação, juros e câmbio, por exemplo, são variáveis não controláveis que afetam diretamente a capacidade de consumo das pessoas. No entanto, eles não exercem influência nos resultados das empresas.

ERRADO. A diminuição da renda do consumidor representa uma Ameça para a atividade empresarial, uma vez que aquele consome cada vez menos.


III. O ambiente natural é o fator externo que influencia diretamente as empresas, pois é desse ambiente que as organizações adquirem a sua matéria-prima e algumas delas não são renováveis.

CORRETO. O ambiente externo é capaz de influenciar positiva ou negativamente nas atividades de uma empresa. Como exemplo, podemos destacar: o fornecedor avisa que haverá um atraso na entrega das matérias-primas. Esta situação evidencia uma ameça para a empresa, uma vez que ela trabalha com prazos de entrega e possui custos de produção.

Gabarito:

"Alternativa 1:  I e III, apenas".

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais