Buscar

A Lei nº 4.320/1964 é uma Lei Federal que representa um marco histórico da contabilidade aplicada ao setor público.

A Lei nº 4.320/1964 é uma Lei Federal que representa um marco histórico da contabilidade aplicada ao setor público. De uma forma geral, esta Lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços:

💡 4 Respostas

User badge image

C Weide

Reposta:

Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de acôrdo com o disposto no art. 5º, inciso XV, letra b, da Constituição Federal.

 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A lei nº 4.320/1964 tem como base inicial, a organização do dinheiro público, ou seja, qual o destino e onde ele deve ser aplicado.

Através da analise desta lei, é possível avaliar os objetivos do governo em relação à política econômica dos poderes. Pode-se avaliar a busca pela transparência, pois como institui-se no art. 2º, por exemplo, todas as receitas devem constar no orçamento, sem exceções, e no art.6º onde verifica-se que não se pode haver deduções em receitas e despesas. Lembra-se também, que após a promulgação da constituição de 1988, a obrigatoriedade de um Orçamento, estendeu-se para autarquias, fundações, fundos, e empresas públicas, aumentando assim, o controle das verbas públicas e potencializando a política econômica financeira.

0
Dislike0
User badge image

Tatiana Cavalcanti Felix

Da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais