Buscar

qual o papel do farmacêutico em atenção básica a saúde?

qual o papel do farmacêutico na atenção básica á saúde?

💡 2 Respostas

User badge image

Jerônimo Ribeiro

A Assistência Farmacêuticacompõe um dos sistemas de apoio à atenção à saúde, com o sistema de apoio diagnóstico e terapêutico e os sistemas de informação em saúde, com o objetivo na garantia do acesso e do uso racional de medicamentos.
3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O farmacêutico é um profissional de nível superior apto a atuar em mais de 70 áreas diferentes. Uma delas é a Assistência Farmacêutica, que consiste em um conjunto de práticas que tem como foco o ciclo do medicamento (seleção - programação - aquisição - armazenamento - distribuição - dispensação) e o seu uso racional.

A Atenção Básica no Brasil, instituída pela Portaria MS/GM nº 2.488/2011, é definida por esta como o conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde. Trata-se do primeiro nível de cuidados à saúde, representando a porta de entrada do indivíduo à toda a rede de atenção, que visa orientar a prevenção de doenças, solucionar os casos mais simples e direcionar os casos mais complexos para os serviços adequados.

Dentro da Atenção Básica, existem diversos programas, nos quais o farmacêutico pode desempenhar diferentes papéis. Dentre eles, pode-se citar:


  • Estratégia Saúde da Família: o farmacêutico pode exercer sua função tanto na assistência farmacêutica, quanto como membro da equipe de saúde da família;
  • Unidade Básica de Saúde (UBS): o farmacêutico é o profissional responsável pela dispensação, armazenamento e controle dos medicamentos, além de promover a farmacovigilância e o seu uso racional, através da atenção farmacêutica. É responsável, ainda, por coordenar programas de saúde dos governos Estadual e Federal.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais